Rambla de Sants: Jardim suspenso em Barcelona
A Rambla de Sants é um jardim suspenso que abriga seis linhas de trem e duas de metrô; com a revitalização urbana criou espaços verdes para catalães e turistas.
No século passado, várias indústrias foram atraídas para o bairro de Sants em Barcelona. Desde a construção das linhas férreas o local sofria por ser dividido em duas partes, separadas por uma largura de 30 metros, ao longo de uma extensão de quase um quilômetro.
Nos anos 80, a prefeitura começou a derrubar extintos edifícios industriais no bairro para criar parques públicos no entrono. Um bom exemplo é o Parc de Joan Miró (Parc de I’Excorxador). O local onde era um antigo matadouro, foi inaugurado em 1983, com uma escultura em destaque do artista catalão Miró.
Em 2002, o governo decidiu lançar um projeto de renovação urbana para o sistema ferroviário de Sants. Com isso marcou o início de um processo complexo, acompanhado de três administrações públicas e associação dos vizinhos do bairro.
Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Sergi Godia e Ana Molino. Godia com uma vasta experiência em espaços públicos, se preocupou em criar uma estrutura de grande dimensão, leve, transparente e compatível com o entorno.
A cobertura seria transformada em um caminho verde que se estenderia para os municípios vizinhos de Hospitalet, Esplugues e Cornellà, criando um grande “cinturão verde” de 5 km.
Descartada a possibilidade de mover as linhas para o subsolo, devido a condições técnicas e econômicas, a Rambla de Sants toma forma com caixas de concreto pré-fabricadas, em uma estrutura de treliça, lembrando antigas pontes de trem. Os triângulos das caixas são preenchidos com vegetação e com vidro, que reduz o ruído, aos imóveis mais próximos.
Diferente dos parques que revitalizaram antigas linhas férreas em desuso, como o High Line em Nova Iorque e Promenade Plantée em Paris, a Rambla de Sants inclui um corredor de oito linhas férreas em uso, coberta com um jardim suspenso.
As coberturas em comparação ao nível das ruas circundantes, variam com altura entre 4 a 12 metros, criando três inclinações verdes, que servem de junção no sistema de acesso, com 2 rampas com acessibilidade natural aos pedestres. Incorporam também para o acesso 5 elevadores, 3 escadas e 4 escadas rolantes.
Nas grandes pérgolas foram instalados painéis fotovoltaicos para atender o consumo de energia com iluminação LED, além de gerar sombra.
Em 2012 foi entregue a primeira parte com as estruturas pré-fabricadas. No segundo semestre do ano passado, foi concluído toda a parte de jardim suspenso.
A terceira parte é a mais complicada, pois envolve desapropriação de imóveis comerciais e residenciais. Quando concluída totalizará uma área de jardim suspenso com 31.300 metros quadrados.
A Rambla de Sants possui mais de 160 árvores e 85.000 plantas e arbustos. O complexo fornece um espaço urbano de 20.000 metros quadrados de jardim suspenso, em uma área de 48.400 metros quadrados.
O cenário de hoje é muito diferente de antes, onde o local era uma área muito congestionada, com caos urbano em termos de poluição acústica.
Fotos: Adrià Goula Sardà
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários