Saiba o que é e como escolher um material sustentável.
Você sabe o que é um material sustentável?
Materiais sustentáveis podem ser de origem artesanal ou industrializados, que não sejam poluentes nem tóxicos e que beneficiem o meio ambiente e á saúde dos usuários e dos trabalhadores.
Embora se pareçam em conceito, um material sustentável não é necessariamente igual a um material ecológico, enquanto que o primeiro analisa todo o ciclo econômico e socioambiental, o segundo a preocupação é somente com o impacto ao meio ambiente.
Tendo em vista que o setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais, consumindo 75% dos recursos naturais e gerando 80 milhões de toneladas/ano de resíduos, escolher materiais sustentáveis para construir é fundamental.
10 Características importantes para se observar ao escolher um material sustentável:
1 – Origem da matéria-prima.
Observar principalmente se é oriunda de recursos renováveis e extraída de maneira legal. Podem ser recicladas ou recicláveis, sempre que o processo e reciclagem seja seguro.
2 – O processo produtivo.
Saber como se produz o material é um dos fatores mais importantes a se levar em consideração. Observar a eficiência energética da produção, se consome muita água e ou energia, também se o processo é poluente, que tipo de resíduos é gerado e qual destino é dado a esses resíduos.
3 – Legalidade e Responsabilidade Ambiental e Social da empresa fornecedora.
A empresa deve possui CNPJ e ter todos os funcionários dentro da legalidade. Verificar também a licença ambiental da fábrica e analisar o perfil socioambiental da empresa.
4 – Qualidade e durabilidade.
O produto deve atender as normas técnicas que garantam a qualidade. Saber se existem dados de análise da durabilidade do produto. Um material mesmo sendo produzido com baixo impacto ambiental pode não ser a opção mais sustentável se a sua vida útil for curta, causando repetidas substituições e reparações.
5 – Certificação e selos.
Selos e certificados são importantes para atestar os benefícios sócio ambientais, de um material sustentável. No caso da madeira, por exemplo, o FSC atesta que o produto não está sendo extraído de áreas de desmatamento.
Já o Inmetro certifica a qualidade de diversos produtos da construção civil, entre eles, tijolos maciços cerâmicos, blocos e telhas de cerâmica e de concreto, porcelanatos, torneiras, sifões e misturadores de água, entre outros.
Alguns selos específicos para materiais da construção civil estão sendo implementados, como o Selo Sustentax e o RGMat. Com o mesmo objetivo de demonstrar os benefícios ambientais dos materiais da construção, o CTE desenvolveu um modelo de Tabela Ambiental, que apresenta atributos técnicos e ambientais com comprovações, que facilitam a escolha do produto ao consumidor.
Obs: Importante observar que o LEED não certifica produtos, apenas empreendimentos!
Saiba mais sobre selos e certificações
6 – Transporte.
A distância a ser percorrida pelo produto até o consumidor é um importante fator a ser considerado. Dar preferência a materiais regionais sempre que possível, ajuda a diminuir o impacto ambiental do transporte.
Observar também se a logística de distribuição do produto é sustentável, se possível, com a utilização de frota de veículos movidos a bio-combustíveis, energia alternativa e híbridos, elétricos e que possuam sistemas de controle de poluente.
7 – Toxidade.
Deve-se evitar sempre o uso de materiais químicos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeira com CCA, entre outros. Dê preferência a tintas e vernizes livres de COVs
8 – Utilização, manutenção e limpeza.
Sua instalação e manutenção são seguras e atóxicas? Geram resíduos? Durante o uso consomem muita água e ou energia?
9 – Embalagem.
A empresa fornecedora deve optimizar o volume das embalagens de seus produtos para gerar menos lixo e procurar utilizar materiais reciclados e recicláveis na sua confecção.
10 – Descarte final.
Deve-se atentar para a disposição adequada dos produtos promovendo-se a reciclagem e reuso dos materiais. Analisar o ciclo do começo ao fim é fundamental. Pesquise se a empresa possui projetos de logística reversa (descarte, coleta, reuso, reciclarem).
A avaliação mais importante é a análise do ciclo de vida do produto, que analisa desde a extração à produção, utilização, até o descarte final, no final da sua vida útil. Mas poucos fornecedores apresentam esta informação. O importante é prestar atenção no que consumimos, analisar bem os prós e os contras. O mesmo material pode ser maléfico e/ ou benéfico ao meio ambiente dependendo do uso e do local a ser utilizado.
Fontes: CBCS, Ministério do Meio Ambiente
Conheça o catálogo de produtos e materiais para construção sustentável que selecionamos. Comente e avalie!
obs: Não certificamos produtos, apenas apresentamos. Não temos vínculos comerciais com as empresas
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
Pingback: 10 Características importantes para se observar ao escolher um material sustentável – SustentUP
Caros Redatores
Saudações,
Inicialmente cumprimento pelas excelentes reportagens, sou professor universitários do Centro Universitário UNIVAG localizado na Região Amazônica, estou recomendando este site para os nossos alunos de Arquitetura e Urbanismo e aos Cursos de Engenharias: Civil, Produção, Ambiental, Elétrica e Agronomia e outros, como conteúdo das nossas aulas na programação acadêmica, como também, ao Curso de Mestrado de Ambiente Construído.
Nesse sentido, gostaria de solicitar por escrito a permissão de copiar algumas reportagens importantes, transformando em pequemos vídeos educativos para os nossos alunos. Com certeza será respeitado todos os direitos autorais, citando as fontes de pesquisa do site. Podemos em contrapartida, colocar em nossos vídeos uma chamada do “Curso de Construções Sustentáveis” que são oferecidos por vocês. Portanto, congratulamos a todos pela escolha das reportagens e pela contribuição que este site tem proporcionados como fonte de pesquisa.
Nosso muito obrigado.
Atenciosamente,
hmetello
hmetello@gmail.com
Pingback: Áreas de atuação do Arquiteto e Urbanista – Retrate Arquitetura e Urbanismo