O incrível edifício ” Bosque Vertical ” em Milão

19/01/2014 por Redação SustentArqui

À primeira vista, parecia muito fantástico para ser verdade, mas agora está quase pronto o edifício que será a primeira floresta vertical do mundo! Localizado em Milão, o Bosque Vertical (Bosco Verticale) é a solução encontrada pelo escritório de arquitetura Boeri Studio para a questão de como tornar as cidades mais verdes com uma população urbana cada vez mais densa.

Desde que as primeiras imagens do projeto deste bosque vertical foram divulgada em 2011, que foram reproduzidas massivamente pela imprensa, o mundo todo estava ansioso para ver o edifício acabado.

Bosque Vertical

Novas fotografias começam a mostrar a aparência dos acabamento finais das torres residenciais do bosque vertical, agora que a maioria dos andaimes foram desmontados.

A maioria das 100 diferentes espécies de árvores e arbustos estão no lugar nas fachadas das torres.

A conclusão está prevista para o final de 2014, e o pedido para certificação de construção sustentável, LEED Gold, já foi submetido.

Bosque vertical
Foto: © Stefano Boeri

Se fosse colocado em terreno plano, a área verde de cada prédio teria a capacidade de cobrir uma área equivalente a 10.000 metros quadrados de floresta.

Isso inclui 480 árvores de grande e médio porte, 250 árvores de pequeno porte, 11 mil plantas rasteiras e cinco mil arbustos.

Bosque vertical
Foto: © Stefano Boeri

 As plantas distribuídas em todas as fachadas, tem a função de filtrar a poeira do ar, absorver o dióxido de carbono e liberar oxigênio ao exterior, enquanto que dão sombra e um microclima que refresca os meses de verão, além claro, de embelezar a cidade. 

As torres contarão com um sistema de irrigação que aproveitará água do sistema de esgoto e residuais, e com um sistema de eficiência energética que funcionará através de energia eólica e solar.

bosco Verticale

Cada torre comporta uma população equivalente a uma área de habitações unifamiliares de cerca de 50.000 metros quadrados.

O menor apartamento tem 65 metros quadrados e inclui um pequeno terraço floresta. O maior apartamento é de cerca de 450 m² com um terraço de cerca de 80 metros quadrados.

detalhe Bosco Verticale
imagem: © Stefano Boeri

Os arquitetos estão ansiosos para a próxima fase, quando os engenheiros, construtores, pedreiros, advogados e eletricistas terminarem seus trabalhos e os moradores começarem uma nova vida dentro do edifício.

Cada planta foi escolhida por botânicos para prosperar em sua orientação e microclima especial dentro da estrutura.

bosco verticale

Além disso, uma empresa de manutenção especializada irá manter a floresta vertical em boas condições nos próximos anos.

interior
Interior do edifício – Imagem: Boeri Studio

Florestas verticais urbanas poderiam virar moda, utilizando este conceito inovador, para aumentar a biodiversidade e proporcionar moradias e cidades mais sustentáveis e inspiradoras.

Fonte: Inhabitat

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *