Sistema inovador para segurança dos pedestres em Londres
As cidades são para pessoas e não para carros! Pensando nisso, está em teste em Londres, um sistema inovador para segurança dos pedestres ao atravessarem as movimentadas ruas da cidade.
Nos horários de pico, as ruas dos grandes centros urbanos são disputadas por pedestres, motoqueiros, ciclistas e motoristas. Entre os agentes do trânsito, os pedestres são os mais frágeis e foi pensando neles que a capital da Inglaterra lançou uma tecnologia que ajuda os moradores a atravessarem a rua.
Chamado de Pedestrian Scoot, o sistema consiste em um sensor integrado em uma câmera que quantifica o número de pessoas que aguardam para atravessar na faixa e, com esta informação, regula automaticamente o tempo que o semáforo deve permanecer aberto.
Dessa forma, são reduzidos os casos em que o pedestre tem que andar apressadamente ou correr porque o sinal fechou rápido demais.
Quem usa os pés como principal meio de locomoção passa por situações assim a toda hora, correndo o risco de se machucar ou, na pior das hipóteses, ser atropelado.
A solução foi anunciada pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, como parte de um plano para melhorar a segurança, tendo como meta reduzir o número de óbitos e de pessoas gravemente feridas nas estradas em 40% até 2020.
Para acalmar os motoristas mais apressadinhos, o sistema também terá uma função que manterá o sinal verde caso alguém tenha acionado o semáforo para pedestre, mas atravessou antes da hora ou mudou o caminho.
O Pedestrian Scoot está em fase de testes nas proximidades das estações Balham e Tooting Bec, sudoeste de Londres, e, se aprovado, será ampliados para outras regiões do metrô.
Fonte: Ciclo Vivo
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários