Stefano Boeri escolhe flor como símbolo da campanha de vacinação contra Covid na Itália

14/12/2020 por Redação SustentArqui

Stefano Boeri, famoso arquiteto do Bosco Verticale, está a frente do projeto dos pavilhões de vacinação contra Covid na Itália. Ele escolheu a prímula, uma flor que representa o renascimento, como símbolo da campanha.

A ideia da prímula vem do livro de Pier Paolo Pasolini. País de tempestades e prímulas, que reúne escritos de intelectuais entre 1945 e 1951, que inspirou o arquiteto.

A Itália está passando por uma tempestade há meses – a pandemia de Covid-19 – e agora é hora das prímulas e, portanto, do renascimento.

 

Para administrar as doses da vacina aos italianos será necessário criar estruturas temporárias para este fim. Para isso Boeri e uma equipe de consultores trabalharam às pressas e de forma voluntária em um projeto que será construído com materiais recicláveis e biodegradáveis e terá energia solar.

Inicialmente serão montados 300 pavilhhões, depois na fase de massa serão mais de 1.500.

Mas como funcionará esta enorme campanha de vacinação, acompanhada pela campanha de informação para ilustrar o plano aos cidadãos? O comissário da emergência Domenico Arcuri e o arquiteto Stefano Boeri explicaram isso.

O Comissário Arcuri explicou que se está a “preparar um orçamento e também a forma de custos de construção das estruturas. Achamos que haverá muitas pessoas e muitas empresas que desempenharão essa função de doação como o arquiteto Boeri fez. Muitos nos darão o fruto de sua engenhosidade para que os italianos possam se vacinar.

Estruturas que, segundo o projeto de Boeri, terão a forma de uma flor, serão sustentáveis ​​e irão simbolizar – até nos materiais com que serão construídos – o renascimento do país, disse Boeri.

flor primula campanha de vacinação covid italia

No interior, os espaços serão concebidos de forma a gerir o fluxo das deslocações, separando as áreas de espera das áreas administrativas, bem como as dedicadas aos serviços para operadores e cidadãos.

O desafio, explicou Boeri, é “esta ideia de um sistema de pavilhões, que de alguma forma floresce, cresce nas praças italianas e se torna o símbolo de um país que foi um dos primeiros a ser atingido.

Este é o país que hoje talvez possa dizer melhor do que ninguém que a beleza pode nos ajudar num momento tão difícil – disse Boeri -. A beleza das praças, das nossas cidades e de uma flor que nos faz entender que podemos sair de um momento de escuridão.

Veja o vídeo da campanha:

O que achou deste projeto?

Fonte: corriere.it

Imagens divulgação e Instagram Stefano Boeri

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *