Sustentabilidade nas margens do rio Sena

23/07/2015 por Cristiane Nunes

Charmosa, romântica, cheia de estilo, todas essas e outras características já ouvimos de Paris, mas cada vez mais a capital francesa adiciona também, além do charme, atitudes sustentáveis à cidade.

No verão “abre” as margens do rio Sena (berges de Seine) com muitas atividades criativas, seja ela uma praia artificial (Paris Plage), ou um espaço para descanso, feito com containers.

Imagem: Efe
Imagem: Efe

As margens do rio Sena que antigamente eram ocupadas por automóveis, em 2012 sofreram diversas mudanças para dar mais espaço aos pedestres e bicicletas. Suas vias foram fechadas para a circulação de veículos, um total de 2,5km, onde antes circulavam cerca de 40 mil unidades todos os dias.

O objetivo foi fazer que turistas e moradores da capital francesa se apropriassem da área e a utilizassem de uma forma mais confortável, usufruindo de novas instalações, tais como cafés, esplanadas e jardins flutuantes, deixando ainda mais belas as margens do rio Sena.

Imagem: Conexão Paris
Imagem: Conexão Paris

Nas margens encontram-se espaços para esporte, jogos, praia, e até descanso. O projeto tem um aspecto moderno, além de algumas de suas instalações serem de containers como: banheiros públicos, quiosques de informação, bares e espaços chamados “Zzzz” que podem ser alugados para um piquenique particular ou simplesmente para relaxar. Ações sustentáveis como esta, de trazer a sociedade para um lazer social ao ar livre, ocupando a cidade, são cada vez mais vistas nas cidades européias.

Imagem: Conexão Paris
Imagem: Conexão Paris

Este ano acontece a 14ª edição da “Paris plage”, que simula uma praia nas margens do sena, na época do verão europeu.  A iniciativa é da prefeita Anne Hidalgo para tentar proporcionar o clima de férias em um ambiente cercado por carros, prédios e asfalto.

“A ideia é que quem não puder sair da cidade no verão também desfrute do tempo livre para relaxar”, explicou a prefeita de Paris, que também informou que a ideia é inspirada em cidades como Barcelona, “que soube reconquistar o mar”.

Imagem: REUTERS/Charles Platiau
Imagem: REUTERS/Charles Platiau

Todas as atividades são gratuitas, como esportes aquáticos, máquinas para fabricar cartões postais e biblioteca temporária com 300 títulos à disposição. Este ano trás a instalação como uma pequena fazenda de um clube náutico, baile para crianças, aulas de tiro ao alvo e a segunda edição do “Le Louvre à Paris Plages“, uma iniciativa para levar o emblemático museu do Louvre às ruas da cidade.

Imagem: REUTERS/Charles Platiau
Imagem: REUTERS/Charles Platiau

“Faremos várias oficinas lúdicas para as crianças, mas também para os adultos, para que conheçam algumas das coleções que temos no museu, como a que viaja em torno da chamada “O Egito dos Faraós”, para, definitivamente, despertar sua curiosidade pela arte”, explicaram à Agência Efe os responsáveis pela atividade.

Fonte: G1 e Conexão Paris



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *