” Arquitetura Vernacular ” de Herzog & de Meuron em novo museu em Miami
Foi inaugurado recentemente, o PAMM (Museu de Arte de Miami). Projeto de Herzog & de Meuron, o edifício foi desenhado para se adequar ao clima tropical de Miami. Por isso foi classificado pelo próprio Herzog como um exemplo de arquitetura vernacular para a cidade.
“Eu acho que algo que pode ser um tipo de vernáculo, é um edifício que é específico para este lugar ” disse Herzog.
A varanda ao redor do edifício, cria uma plataforma de transição entre as galerias e a cidade, é apoiada sobre palafitas para oferecer permeabilidade.
A plataforma fornece uma temperatura confortável por meios naturais. O espaço de transição tem a vantagem minimizar o impacto solar sobre a fachada do edifício, reduzindo o custo de proteger o ambiente para as obras de arte.
O paisagismo é projeto do botânico Patrick Blanc que usa suas técnicas de horticultura avançadas e cria um jardim vertical com plantas tropicais nativas penduradas entre as colunas estruturais.
A equipe do projeto também trabalhou para selecionar espécies vegetais que possam suportar a exposição ao sol e ao vento, bem como a temporada de tempestades da cidade.
O projeto reflete a paisagem natural e urbana de Miami e responde ao crescimento rápido da cidade como destino cultural.
A nova instalação faz fronteira com a MacArthur Causeway, e tem sua fachada frontal voltada para a baía, tornando-se um marco altamente visível em meio a paisagem urbana de Miami.
O PAMM inclui 32.000 metros quadrados de galerias, bem como instalações educacionais, uma loja, café à beira-mar, praças e jardins exteriores.
O PAMM abre com uma grande exposição do artista chinês Ai Weiwei , ao lado de mostras dedicadas ao pintor cubano Amelia Pelaez e ao artista nascido no Haiti Edouard Duval- Carrie.
Veja o vídeo de Herzog falando sobre o projeto.
Fonte: Dezeen
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários