Cidade é tomada por hortas comunitárias
Com apenas 15mil habitantes Todmorden, no interior da Inglaterra era mais uma cidade pequena que sofria com a economia; lojas fechando, pequenos mercados competindo com supermercados, preços de moradias caindo e pessoas se deslocando para cidade grande com o intuito de encontrar emprego.
Cansados de esperar ajuda governamental, alguns moradores decidiram unir forças e desenvolveram um projeto experimental e unificador usando alimentos, uma necessidade comum a todos.
O nome do projeto é The Incredible Edible – Incrivelmente Comestível, onde todos os terrenos baldios se transformam em hortas comunitárias e públicas na cidade, são mais de quarenta espalhadas nos espaços públicos do município.
A prefeitura cede esses espaços, e todo alimento cultivado nestes locais está disponível para qualquer cidadão consumir, e o melhor, tal prática trouxe o benefício da integração entre os vizinhos, até mesmo policiais e bombeiros aderiram ao projeto.
Na calçada da delegacia da cidade tem milho, cebola, couve, temperos. Os policiais plantaram, e a população pode pegar sem cometer crime algum.
Até as escolas têm suas próprias hortas comunitárias, e combinam o cultivo de hortaliças e criação de peixes. Idosos oferecem treinamento para jovens sobre a fabricação de compotas e geleias.
Este simples ato de cultivo de alimentos, tem sido um ponto de partida para o movimento que está se espalhando pelo mundo.
Agora eles contam toda extraordinária história no livro Incredible! (não traduzido para o português).
O movimento Incredible Edible, ajudou a comunidade a unir-se em torno de uma linguagem universal, e também impulsionar a economia local.
Artesãos da cidade criaram novos produtos que se destacam internacionalmente, tais como queijos e linguiças de alta qualidade.
Os donos de restaurantes dizem que se beneficiam com o movimento.
O objetivo do programa é tornar-se autossuficiente em termos de energia até 2018.
Fonte: Incredible Edible
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários