Prefeitura incentiva a compostagem em São Paulo

20/06/2014 por Juliana Rangel

A administração municipal de São Paulo junto à empresa Morada da Floresta criaram o Movimento Composta São Paulo, que vai distribuir 2 mil composteiras domésticas.

Por usar minhocas na decomposição do material orgânico, o equipamento também é chamado minhocários. O processo permite a transformação de resíduos em adubo, diminuindo o desperdício orgânico destinado aos aterros sanitários. A iniciativa vai oferecer oficinas, manejo e até plantio urbano para os participantes.

Composto por cascas de frutas, borra de café, legumes, ovos e saquinhos usados de chá, o material pode ser acondicionado em quintais, áreas de serviço ou até mesmo em cozinha, pois não emite cheiro.

compostagem em São Paulo

O material é dividido em três compartimentos: na primeira parte fica a matéria orgânica que é coberta com folhas para evitar o mau cheiro e insetos. A segunda parte produz o húmus, as minhocas ficam espalhadas na terra que ajudam a acelerar o processo de decomposição do material. O último segmento é onde fica acumulado o líquido do processo. Rico em nutrientes leva cerca de um mês para ficar pronto e pode ser usado como fertilizante para plantas.

compostagem em São Paulo

De acordo com o Composta São Paulo, as composteiras foram feitas com recursos da administração municipal destinada as empresas de coleta de lixo que, por contrato, vão fazer campanhas educativas de preservação ambiental.

Para receber uma composteira gratuitamente em casa, deve preencher o formulário no site www.compostasaopaulo.eco.br. Além de informações, a página abriga uma comunidade participante do projeto piloto que vão definir planos para estimular a prática na cidade.

Aulas NAMU: como fazer compostagem em casa from Composta São Paulo on Vimeo.

Mais de 50% dos resíduos domésticos – cerca de 5 mil toneladas diárias somente em São Paulo  –  são resíduos orgânicos que poderiam ser compostados em casa. Uma atitude simples além de contribuir para o adubo, diminui a quantidade de resíduos que vão para os lixões. Só requer um pouco de tempo para cuidar e entender seu funcionamento. Nós torcemos para que iniciativas como essa se espalhe por todo país.

Imagens: Composta São Paulo



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *