Vasos de plantas na fachada são destaque em edifício na Holanda

19/08/2019 por Redação SustentArqui

O Green Villa é um projeto de edifício de uso misto do famoso escritório de arquitetura MVRDV, que se destaca por ter vasos de plantas na fachada, contribuindo com o aumento da biodiversidade e o sequestro de carbono.

Relacionado: Florestas e fazendas verticais: integração da natureza à paisagem da cidade

Localizado no extremo sul da vila holandesa de Sint-Michielsgestel, em um terreno de esquina próximo ao Rio Dommel, o edifício de quatro andares adota a forma urbana dos prédios vizinhos, enquanto uma variedade de plantas cobre todo o exterior do edifício, integrando à paisagem bucólica dos campos, árvores e do rio próximo.

green villa

O projeto em colaboração com Van Boven Architecten, possui 1.400 metros quadrados e abrigará um novo espaço de escritório no térreo para o promotor imobiliário e cliente, Stein, assim como cinco apartamentos nos três andares acima, e estacionamento subterrâneo.

 




A fachada será composta de um “rack” de prateleiras de diferentes profundidades para suportar um “arboreto tridimensional”, e cada planta terá sua própria placa de identificação com informações adicionais.

As espécies das plantas foram selecionadas de acordo com a orientação da fachada, suas funções e necessidades, proporcionando privacidade, sombra ou permitindo a vista.

detalhes da fachada com vasos de plantas

Os vasos de plantas na fachada serão regados o ano todo com um sistema de irrigação controlado por um sensor que usa água da chuva.


“Este projeto é uma continuação da nossa pesquisa em edifícios sem fachada e ecologia radical”, explicou Winy Maas, sócio-fundador do MVRDV.

Segundo ele, “Precisamos de um ‘mergulho verde radical’. Devemos cobrir telhados e fachadas com vegetação. Plantas e árvores podem nos ajudar a compensar as emissões de CO2, esfriar nossas cidades e promover a biodiversidade. ”

interior Grren Villa
Sala de estar com pé direito alto, grande janela com vista para o verde e decoração com paleta de cores em madeira clara e branca

A construção está prevista para começar em 2020.

Imagens: MVRDV

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *