Bioarquitetura no Tibá: mais que um curso, uma experiência de vida
De 15 a 18 de junho de 2017 tive o prazer de participar do curso de Bioarquitetura no Tibá Rio, instituto fundado por Johan Van Lengen, autor do famoso livro Manual do Arquiteto Descalço.
Johan nasceu na Holanda, se formou em arquitetura nos Estados Unidos, morou em muitos países, mas foi no México, onde passou muitos anos e teve maior contato com a bioarquitetura, que escreveu o seu livro best-seller.
Depois de algumas passagens pelo Brasil, o arquiteto resolveu estabelecer aqui a sua residência e há 30 anos, junto com a sua esposa Rose, fundou o Tibá – Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura – um centro de ensino para a disseminação de uma vivência mais integrada com a natureza, situado em um belo sítio em Bom Jardim, na região serrana do Rio de Janeiro.
Práticas ensinadas no curso de Bioarquitetura no Tibá:
• Adobe • Pau-a-pique • Cob • Hiperadobe • Construção de Teto Verde • Bambu • Filtro Biológico • Plastocimento • Revestimento e Pintura Natural • Técnica de piso-laje “Cascaje”• Arquitetura Intuitiva • Alfa/Beta
Nas aulas de bio construção aprendemos a teoria e também botamos a mão na massa, literalmente.
Começamos aprendendo como cortar bambus no local. Logo montamos uma estrutura geodésica fazendo uma trama com tiras feitas dos mesmos.
Logo o bioarquiteto e professor Tomas Lotufo ensinou como preparar a massa de plastocimento (solução desenvolvida por Johan Van Landen nos anos 80), e como aplicar o material, que foi utilizado para revestir o domo.
Como bons arquitetos descalços, também colocamos os pés na massa (terra, areia, palha, água e esterco), preparamos a mistura e colocamos em formas de madeira para a confecção de tijolos de adobe.
Utilizamos outra técnica de bioarquitetura; o hiperadobe; para fazer um muro de arrimo, compactando a terra em sacos Raschel (material utilizado para sacos de frutas e legumes nas feiras).
Também aprendemos a montar uma cascaje (casca + laje), outra técnica desenvolvida por Johan para fazer lajes pré-moldadas utilizando menos cimento
Por fim, aprendemos como fazer revestimentos e tinta de terra, logo aplicamos as diferentes misturas nas paredes.
O curso prático de bioarquitetura no Tibá foi ministrado por Cobi Shalev, Tomas Lotufo e Marc Van Lengen; filho de Johan. O pai deu aulas de técnicas intuitivas e lições de vida durante as deliciosas refeições vegetarianas, preparadas pela sua nora Aga e sua ajudante.
Além de todos os ensinamentos técnicos, conviver quatro dias com os professores, que tinham tanta história para contar, e com todos que participaram do curso foi um grande aprendizado.
Pessoas de diferentes partes do mundo, de distintas profissões, todos estavam ali em busca de construir um mundo com menos impacto ambiental e social.
O local faz por merecer a origem da palavra Tibá na língua tupi, que quer dizer “lugar onde muita gente se encontra”
Ainda teve uma fogueira na última noite, uma grande confraternização para celebrar os momentos vividos ali.
No final dessa linda experiência, ainda tive a honra de fazer uma breve entrevista com o Johan Van Lengen, veja aqui.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários