Green Dunes: Parque Sustentável em Pequim
Este projeto localizado em Pequim, transformará um local de 16,5 hectares em um parque sustentável urbano de alta densidade. A zona possui níveis diferente e varias ligações para pedestres atravessarem entre os blocos.
O Green Dunes segue alguns dos princípios fundamentais do urbanismo sustentável como; prioridade ao pedestre, densidade equilibrada, uso misto, conectividade e integração.
Essa integração foi o foco do projeto, que liga estradas principais, estações de metro e trem e possui escritórios, hotéis, torres residenciais, comércio, espaços para eventos, jardins, Soho (Small Office-Home-Office).
Alimentando o coração da cidade de Pequim, e localizada entre duas das suas principais artérias, o objetivo do projeto Green Dunes (Dunas Verdes) é transformar o local em um parque urbano de alta densidade e uso misto.
Projetado por Mauro Resnitzky, do Girimun Arquitetos, o Grren Dunes é inovador em todos os aspectos; serve a cidade substancialmente através do início de um enorme espaço multiuso dentro da cidade.
O parque engloba várias áreas verdes que suavizam as estruturas construídas; oferece um ambiente em constante mudança, com suas praças aterradas e suas torres de arranha-céus.
Os cidadãos, bem como os visitantes terão a oportunidade de desfrutar do vasto programa de Green Dunes. Planejado para acomodar sete torres residenciais, seis torres de escritórios, duas torres soho, varejo, lazer e espaços culturais, bem como um edifício hotel.
O projeto também facilita o tráfego ligando duas estradas principais com estações de metro e trem. Os espaços comerciais e culturais estão diretamente ligados à rede de metro.
O núcleo do plano diretor é exclusivo para pedestres, assim carros e outros veículos só serão acessados ao redor do parque.
O programa é organizado de acordo com as relações de ruas circundantes aos edifícios. Ao longo das principais estradas norte e sul, estão localizadas as torres comerciais no nível superior. No lado ocidental do plano, estão localizadas as torres residenciais em uma paisagem verde entre extensas áreas de telhados verdes. No lado oposto, a Leste do plano subterrâneo esta a zona de entretenimento onde possui cafés, lojas e espaços culturais para servir a cidade e os frequentadores do parque.
“Este projeto ecoa as formas geológicas naturais das dunas, dando-lhe uma presença mais forte dentro de seu ambiente”. diz o arquiteto Mauro Resnitzky.
O projeto cria uma mistura integrada dos edifícios, torres e pódios ao longo de um eixo central “parque urbano verde” Norte-Sul com passagens de vários níveis cortando os blocos.
Imagens: Girimun.com
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários