6 Dicas de coleta seletiva para sua empresa

31/03/2015 por Cristiane Nunes

Encaminhar corretamente os resíduos da sua empresa é lei e requer a participação de todos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305/10, contém instrumentos importantes para permitir avanço ao País, para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Dependendo o segmento de atuação da sua empresa é o que traduz o resíduo produzido por ela, por isso é importante mapear as atividades. Primeiramente é saber quais os resíduos que são gerados, qual a quantidade desse resíduo, como armazena-lo e como encaminhar corretamente  para a reciclagem,  reutilização, ou aterro sanitário.

Estabelecimentos comerciais geralmente envolve resíduos como papel, papelão, embalagens de papel ou plástico, e as vezes resíduos orgânicos. Caso o destino final de alguns resíduos seja os aterros, é responsabilidade do órgão municipal encarregado da limpeza pública. Para a garantia que seu produto chegue ao destino adequado, é necessário a coleta seletiva, a seguir sugerimos algumas dicas de como implantar na sua empresa:

1) Faça o diagnóstico e classificação dos resíduos gerados em sua empresa;

2) Mantenha um local específico (seco, limpo e arejado) para acondicionamento e armazenamento temporário dos resíduos até a coleta;

3) Disponibilize coletores em locais de fácil acesso e com alto fluxo de pessoas;

4) Estabeleça parcerias com cooperativas da região;

5) Promova campanhas de conscientização/educativas para colaboradores e clientes, explicando a importância da separação de resíduos;

6) Reunir empresas próximas para agilizar a coleta, uma vez que as cooperativas precisam de volume adequado para transporte.

Coleta seletiva Sebrae
Imagem: Fernando Pscheidt

Fonte: Sebrae



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *