Pequena casa impressa em 3D tem fachada verde com suculentas
Essa pequena casa impressa em 3D na verdade é um protótipo de uma empresa americana para demonstrar o potencial da tecnologia em criar componentes de construção bem projetados a partir de materiais improváveis, e afirmar seu compromisso com a sustentabilidade e a estética.
A Emerging Objects empresa sediada em São Francisco, na Califórnia, está se tornando uma referência em projetos inovadores de impressão em 3D.
Suas criações incluem um tijolo cerâmico poroso que esfria passivamente os interiores, um bule impresso a partir do chá real, móveis feitos de pneus reciclados e, agora, uma essa pequena casa, apelidada de Cabine de Curiosidades.
A Cabine de Curiosidades reúne muitos dos experimentos de materiais, software e hardware da empresa.
Relacionado: Startup brasileira quer fazer moradias com impressão em 3D de baixo custo
A fachada frontal é composta por peças impressas em 3D, chamadas “Planter Tile”.
Feitas com um pouco de cimento Portland, serragem, chardonnay e outras combinações, as peças são organizadas de maneira a criar uma parede de jardim vertical, capaz de manter a vida vegetal como as suculentas que prosperam no clima do norte da Califórnia.
As telhas também são peças impressas em 3D, o sitema “Seed Stitch”, nomeado como uma técnica de tricô, que envolve a impressão das peças em alta velocidade, resultando em anomalias deliberadas.
As peças irregulares parecem que foram feitas à mão, dando à estrutura um caráter único.
No interior, as paredes da pequena casa impressa em 3D são revestidas com o “Chroma Curl Wall“, outro material inovador da empresa, feito com um plástico de base biológica derivado do milho, que apresenta texturas de relevo personalizadas e ilumina o interior (assim como o exterior) com luzes LED que mudam de cor.
A cabine é decorada com várias criações de objetos da empresa, também impressos em 3D, como móveis , cerâmicas e luminárias.
O design desta pequena casa impressa em 3D foi estudado durante muito tempo pelos designers da empresa. De acordo com a Emerging Objects, a estrutura é a culminação de vários anos de inovação em impressão 3D, e mostra como a tecnologia pode modificar o mercado da arquitetura.
Fotos: Matthew Millman – cortesia Emerging Objects
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários