Casa une técnicas de pouco impacto ambiental com a metodologia do Design-Build

15/04/2021 por Redação SustentArqui

A Ecocasa Atelier foi projetada e construída, pela Encaixe Soluções Alternativas, para atender as demandas de um jovem casal de artistas, e sua pequena filha, sua rotina de eventos e shows, sem perder a privacidade e o aconchego de uma pequena reserva de mata atlântica.


Situada no cerne da Rota do Vinho em São Roque no interior de São Paulo, cercada por vinícolas, plantações de alcachofra e impressionantes flora e fauna, a residência desfruta do melhor de dois mundos, o conforto e conveniência da cidade e a bucólica e pacata vida no campo.

Ecocasa fachada em terra
ecocasa fachada varanda bambu

Para estar compatível à tudo isso a casa conta com design integrado a natureza, ciclo completo da água, paredes de taipa de pilão feitas com terra do próprio terreno.

ecocasa Ciclo de Águas

Além de um confortável pátio central com uma bela clarabóia que permite as estrelas entrarem e uma desafiadora varanda de bambu que amplia a área útil, suspensa a 6m no desnível entre platôs.

ecocasa maquete bambu
ecocasa varanda bambu

Com o intuito de gerar o menor impacto e a maior eficiência, utilizou-se materiais e mão de obra locais sob a metodologia do Design-Build, ou seja, o desenho arquitetônico foi adaptado em todas as etapas da construção.

Com isso, os materiais foram encomendados sem excedente, não houve desperdício nem descarte, resultando em uma obra sem resíduos.

Todo o material e a mão de obra utilizados no projeto eram provenientes do entorno imediato, o que reduziu os impactos ambientais com transporte, além de fomentar a economia local.

A materialidade da casa foi escolhida para existir sem a necessidade de acabamentos, tanto os elementos em terra, quantos os blocos estruturais de concreto necessitam apenas de novas demãos de resina, o que reduz significativamente a manutenção e traz extremo conforto estético pela inegável integração com a paisagem local.

ecocasa Tipologia Paredes

Com o intuito de agrupar a diversificada materialidade da Ecocasa e seus módulos, projetou-se uma laje única, pré-moldada, que interliga todos os cômodos em um pátio central que se tornou o eixo de circulação principal da casa.

O projeto foi pensado para unir técnicas de pouco impacto ambiental e de simples execução a um baixo orçamento, mantendo os gastos totais dentro do CUB, para fomentar o uso de materiais naturais em construções convencionais.

ecocasa Desenhos de Arquitetura


Texto e imagens enviados pelos arquitetos

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *