Casas flutuantes de bambu no Vietnã
Por causa das fortes inundações no Vietnã, foram construídas casas flutuantes de bambu com um sistema de construção simples e rápido, para ajudar as pessoas a resgatarem a habitação após desastre natural.
No período de agosto a novembro as constantes tempestades arrastam tudo, não somente casas, como também oportunidades de desenvolvimento para população local.
O escritório vietnamita H&P Architects, propôs uma solução emergencial e ecológica, a “Blooming Bamboo Home”. O material escolhido foi o bambu, abundante na região e bastante conhecido pela população, é versátil e promove a arquitetura vernácula.
As casas flutuantes de bambu foram construídas sobre palafitas, e seu acesso é por meio de uma escada.
Esta arquitetura monolítica é suficientemente forte para enfrentar uma inundação de 1,5m de altura.
As varas de bambu utilizadas possuem 8-10cm, 4-6cm de diâmetro, e 3,30m, 6,60m de comprimento. A estrutura modular foi montada por meio de parafusos.
As casas foram projetadas como espaço multifuncional, podendo ser usadas como uma sala de aula, um centro comunitário ou um hospital.
Também podem ser flexíveis, podendo ser adaptadas segundo as necessidades específicas de cada família, como a expansão no caso de famílias maiores.
Os telhados possuem aberturas para entrar a iluminação e a ventilação natural, elas podem ser mantidas abertas ou completamente fechadas em função do tempo. Um sistema de captação de águas pluviais foi incorporado ao projeto, e pode ser desativado em caso de inundação.
Em uma das paredes externas foram colocados suportes de bambu para plantas, dando forma a um jardim vertical.
A estrutura vernácula das casas flutuantes de bambu pode ser montada em menos de 25 dias, a construção flexível é capaz de ser produzida em massa utilizando materiais tradicionais disponíveis na natureza, com um mínimo impacto ambiental.
A construção trouxe a proximidade da população e pode ser aplicada em outras regiões que também são afetadas por desastres naturais.
À noite, as varas de bambu que compõem as paredes, se destacam com a iluminação interior e dá um show à parte do lado externo.
Imagens: Doan Thanh Há
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários