Container City um local feito com reciclados

02/02/2015 por Cristiane Nunes

O descarte inapropriado de containers tem inspirado grandes projetos de arquitetura sustentável no Brasil e no mundo.

Container City

 A Container City é um exemplo desses grandes projetos. Um lugar comercial diferente de qualquer outra cidade, ela é feita com 50 containers reutilizados. A construção deste projeto mexicano começou em 2007, em um prédio de 4.500m², em San Andrés Cholula, Puebla  a 130 km da Cidade do México.

O local escolhido foi ao lado da Universidade das Américas, um ponto cultural da cidade, onde amantes da vanguarda e das últimas tendências de gastronomia, música, desenho e moda, se encontram. O local possui bares, restaurantes, cafeterias, escritórios de desenho e marketing e lojas em geral.

Container City

O idealizador desse projeto foi Gabriel Esper Caram, um designer gráfico que ficou a cargo tanto do projeto como a definição do contraste das cores e tipologias. É um projeto que mostra a maravilha de reutilizar e reciclar em grande escala.

Além da reutilização de containers marítimos, com desenho urbano e ecológico, a parte de instalações, tubulações, decoração e piso, foram feitos com materiais reutilizáveis, ajudando assim a preservação do meio ambiente.

Container City

 Mas afinal, o que é um container?

O container é uma caixa, feita em aço, alumínio ou fibra, muito bem estruturada para resistir ao uso constante de transporte de mercadorias de diversos tipos, é resistente a chuva, incêndio e outras intempéries.

As unidades de medidas utilizadas para a padronização das dimensões dos containers são pés (‘) e polegadas (“). As medidas referem-se sempre às suas medidas externas e o seu tamanho está associado sempre ao seu comprimento e altura, pois possui apenas uma largura. A capacidade volumétrica do container é medida em metros cúbicos (m3). Quanto à capacidade em peso, são definidos em quilogramas.

Container City

 A vida útil do container para o mercado náutico é de aproximadamente 8 anos tendo uma vida real de 100 anos, o que geraria uma média de 92 anos de “inutilidade forçada”.

Fonte e imagens: containercity.com.mx

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *