Favela orgânica publica receitas ao ar livre nos muros da comunidade
O favela orgânica é um projeto com uma abordagem holística que engloba conceitos como consumo consciente, gastronomia alternativa, compostagem caseira e hortas em pequenos espaços.
Uma iniciativa pioneira que teve origem em 2011 nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro comandado pelo olhar sensível e de Regina Tchelly.
Regina nasceu no interior da Paraíba, e mudou-se para o Rio de Janeiro em 2001. Autodidata, a paraibana, que cresceu assistindo seus pais e vizinhos aproveitando os alimentos na cozinha, passou anos, literalmente, cozinhando a ideia de fazer algo a mais com esse dom de transformar alimentos.
“Um dia quis tirar esse projeto dos meus sonhos e concretizá-lo, juntei algumas mães da comunidade, fizemos uma vaquinha de R$140 e realizei a minha primeira oficina. E não parei mais!”, relembra Regina Tchelly.
Segundo Regina Tchelly, a grande importância do projeto Favela Orgânica é poder transformar o olhar e mostrar novos paladares às pessoas, fazendo uma boa ação para a natureza, para o bolso, para a saúde e para o mundo.
Tchelly tinha a ideia de publicar um livro com suas receitas desde 2013, mas com dificuldade de patrocínio decidiu democratizar o conhecimento e junto com amigos começou a pintar os muros da comunidade com desenhos de suas receitas, dando origem ao projeto “Receitas ao ar livre”.
Segundo declaração do secretário da Associação dos Moradores da Babilônia ao Jornal O Globo, os muros onde estão os desenhos também necessitavam de uma reforma. De acordo com Adriano Paraíso, as paredes em que estão as receitas eram um lugar de despejo de lixo e entulho, o que, disse Paraíso, é frequente em outras comunidades da cidade. As pinturas, contou ele, deram outra finalidade àquele espaço, que agora não serve mais como área de descarte.
Muito mais que gastronomia consciente o projeto Favela Orgânica também é sobre gentileza urbana.
O Favela Orgânica lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma Benfeitoria para poder continuar esse lindo trabalho na Babilônia e no Chapéu Mangueira. Saiba como ajudar clicando aqui, e assistindo ao vídeo abaixo:
Fotos Facebook Favela Orgânica
Veja também a entrevista que fizemos com a Regina Tchelly:
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários