Green Spine – O incrível projeto de um arranha-céu verde na Austrália

27/08/2018 por Redação SustentArqui

O escritório de arquitetura holandês UNStudio e o australiano Cox Architecture revelaram recentemente a “ Green Spine ”, a proposta vencedora de um concurso para um novo arranha-céu em Melbourne, na Austrália.

Selecionados entre uma lista de famosos arquitetos, que inclui nomes como BIG e OMA, a UNStudio e Cox Architecture fizeram um projeto cheio de vegetação com 6.191 metros quadrados.

O projeto vencedor está constituído de duas torres com geometrias torcida e  muitos terraços verdes.

Uma torre residencial eleva-se a 356 metros, com um Jardim Botânico no topo, acessível ao público, enquanto a outra torre de hotéis e escritórios tem 252 metros de altura.

Green Spine arranha-céu verde
.
edifício verde
.
Green-Spine-arranha-céu
.

O desenvolvimento de uso misto será integrado ao tecido urbano com uma ampla gama de recursos programáticos e espaços internos e externos.

Green-Spine-arranha-céu
.
Green Spine arranha-céu
.

O espaço paisagístico do Green Spine (Coluna Verde) parece fluir desde o nível da rua   continuamente, envolvendo as duas torres e culminando nos jardins do topo da torre.

Relacionado: Projeto de Jean Nouvel com jardins verticais de Patrick Blanc na Austrália

O térreo abrangerá a maioria dos espaços de uso misto e estará aberto tanto para os moradores quanto para a comunidade em gerali ncluindo um mercado, lojas e áreas de entretenimento

Green Spine arranha-céu verde

“Esta espinha multifacetada é criada pela divisão aberta da massa única potencial em seu núcleo, formando assim duas estruturas distintas e fazendo com que elas revelem os estratos quase geológicos de suas camadas centrais à medida que se elevam acima de um cânion cheio de luz” explica o UNStudio.

Green Spine arranha-céu sustentável

Sustentabilidade

Espera-se que a vegetação do Green Spine mitigue o efeito de ilha de calor urbana, absorva o ruído e combata a poluição do ar.

O arranha-céu verde será construído com materiais e plantas locais e nativas da Austrália.

As fachadas de vidro de alto desempenho dos edifícios seguem estratégias de design passivo, enquanto as aletas de sombreamento externas controlam o ganho solar.

O uso de energia e água também será minimizado sempre que possível.

Green Spine arranha-céu verde
Atelier Ten’s sustainability benchmarks
Green Spine arranha-céu verde
arranha-céu verde

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *