Hospital Erastinho recebe as certificações LEED e WELL
O Hospital Erastinho localizado em Curitiba (PR), foi a primeira instituição do Brasil a conquistar a certificação Leed Healthcare e também recebeu a inédita certificação WELL Building no setor hospitalar.
Inaugurado em setembro de 2020 numa área de 4.800 m², o hospital é especializado em Oncopediatria e possui equipe especializada e alta tecnologia, com estrutura moderna e humanizada para atender crianças e adolescentes de zero a 18 anos.
Configurando-se como uma unidade operacional Complexo de Saúde Erasto Gaertner, o Hospital Erastinho foi criado para oferecer um ambiente adequado para o atendimento das demandas de saúde do público infantojuvenil.
Desde sua concepção, em 2015, o projeto recebeu o apoio massivo do poder público e da sociedade organizada, viabilizando um investimento de R$ 30 milhões na estrutura e nos equipamentos do Hospital Erastinho que hoje está à disposição de todos os paranaenses.
Fotos: Marcelo Andrade
Sustentabilidade e bem-estar no Hospital Erastinho
Projetado pela pela arquiteta Adriana Sarneli em parceria com Redora Arquitetura e Ambientat Paisagismo, o Erastinho é pioneiro por seguir os parâmetros internacionais de sustentabilidade e de promoção da saúde, dentro do conceito Green Hospital, para isso também contou com a consultoria de sustentabilidade da Petinelli.
O Erastinho foi a primeira unidade de saúde a receber a certificação internacional LEED for Healthcare do país, e é o hospital com a maior pontuação de sustentabilidade dentro dessa categoria na América Latina.
O LEED for Healthcare é uma tipologia da certificação LEED®, que foi escrita especificamente para hospitais e outras instalações de saúde, com foco mais rigoroso na eficiência da água, acesso à natureza e iluminação natural, que abordam as ligações entre sustentabilidade e saúde do paciente.
O projeto do complexo hospitalar ainda a certificação WELL, também inédita no Brasil no setor hospitalar. Criada pelo IWBI – International Well Building Institute, a WELL é focada na saúde e bem-estar das pessoas e atua de forma consonante e complementar a outros processos de certificação ambiental.
As formas orgânicas e o uso de elementos que rementem a natureza são algumas das estratégias de design biofílico usadas, que podem reduzir o tempo de internação em espaços de saúde, segundo alguns estudos.
Além disso o edifício foi selecionado em chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel e vai receber uma usina fotovoltaica, garantindo a sua autossuficiência energética.
Fotos: Divulgação
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários