LEED FOR HOMES: A primeira residência certificada no Brasil
Por conscientização dos proprietários vem aumentando a busca pela redução do uso dos recursos naturais, e a diminuição do impacto ao meio ambiente nas novas construções residenciais no Brasil, o que tem despertado o interesse pelas certificações residenciais.
Foi nessa concepção que o proprietário Roberto procurou a arquiteta Teresa D’Ávila para desenvolver o projeto da sua casa, já com algumas premissas a serem aplicadas como: armazenar água de chuva, reaproveitar as águas cinzas e utilizar eletrodomésticos com tecnologia “Inverter”.
Ao conhecer a engenheira Lourdes Printes da LCP Engenharia e Construção, e o seu sistema construtivo ECOGRID, que utiliza o painel de argamassa armada com miolo de EPS, tomou conhecimento também do selo LEED for Homes e decidiu engrenar na busca por certificar a sua residência.
A residência fica em um condomínio fechado na cidade de Campinas, SP, e recebeu a Certificação LEED FOR HOMES Prata. Ela ficará marcada por ser a primeira residência a receber este selo ambiental no Brasil e América Latina.
A certificação LEED oferece diretrizes sustentáveis para casas e edifícios multifamiliares e é outorgada pela USGBC (United States Green Building Council). 56 mil unidades em todo mundo, em países como Estados Unidos, Canadá, China, Moçambique e Turquia, entre outros já receberam o selo.
O projeto contou com a consultoria da auditora da Green Rater, a arquiteta Cristina Hana Shoji,da Magrann Associates dos EUA, que trabalhou em processo integrado com os demais profissionais, fornecedores e proprietário.
O projeto paisagístico sustentável ficou por conta da arquiteta Renata Kassis da Studio Atrio, o tratamento natural das águas cinzas foi de responsabilidade da bióloga Isabel Figueiredo e o agrônomo José Américo Turri ficou com a parte de nutrientes do solo e irrigação.
Depois de participarem desta obra sustentável os três últimos profissionais, formaram um Coletivo, onde vários profissionais da área trabalham a favor da sustentabilidade.
O principal beneficio desta residência certificada pelo LEED FOR HOMES, foi a redução de 50% a 60% no consumo de água com o aproveitamento de água da chuva, reutilização de água cinza em descarga e rega do jardim, onde espécies nativas foram escolhidas pela paisagista que demandam baixa manutenção e menos consumo de água.
O preparo do solo também foi fundamental, com elementos que aumentam a retenção da água, consumindo menos água na irrigação por gotejamento.
Além da redução no consumo de água, e das vantagens da utilização da tecnologia ECOGRID, como a estanqueidade e enorme isolamento acústico e térmico e rapidez de execução, vale destacar outras ações, como:
-análise de gás radônio, proporcionando melhoria na qualidade do ar e cuidado da saúde dos moradores e usuários finais;
-utilização de exaustores para cozinha e banheiros, medidores de CO2 e fumaça,
-eletrodomésticos com tecnologia “Inverter”;
-instalação de brise nas janelas da face mais sujeita à insolação;
-luminárias com lâmpadas do tipo LED,
-sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia limpa e renovável;
-sistema de aquecimento solar para as águas de banho;
-especificação de pisos e revestimentos produzidos da maneira sustentável e com utilização de material reciclado em sua composição e de madeiras certificadas pelo FSC-BR (Forest Stewardship Council Brasil).
Segundo a construtora e o proprietário, o investimento adicional para a obtenção da certificação, incluindo as medidas sustentáveis adotadas, foi de aproximadamente 5,4% do valor total da moradia, mas espera-se que esse investimento seja recuperado em médio prazo com a redução dos custos operacionais.
Confira no vídeo a apresentação da primeira residência certificada pelo LEED FOR HOMES no Brasil:
Infelizmente no Brasil ainda não recebemos incentivos do governo para construir uma edificação sustentável.
Nos EUA, por exemplo, são oferecidos diversos benefícios para os proprietários e agentes envolvidos, até mesmo com abatimentos nos impostos. Esperamos que obras como essas cresçam no país para conseguirmos pressionar nossos governantes, até receber o devido reconhecimento.
Informações: LCP Engenharia e Construção
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários