10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia

31/07/2017 por Cristiane Nunes

As 10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia Architects foram selecionadas por aplicarem os princípios da arquitetura sustentável, com muita habilidade e utilizarem materiais locais e metodologias modernas.

Fundada em 2006, a Vo Trong Nghia (VTN Architects) é uma empresa de arquitetura líder no Vietnã, com escritórios na cidade de Ho Chi Minh e Hanói. Trabalha muito bem com iluminação, ventilação natural e uso de materiais regionais. Possui um vocabulário de design contemporâneo por explorar novas formas e criar uma arquitetura mais verde para o século XXI.

 

Separamos dentre muitos projetos, 10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia. Confira:

1) Residência Hoan

O telhado é o destaque dessa residência na cidade de Nha Trang, Vietnã. Dividido em tiras de azulejos e vegetação, o telhado cumpre a regulamentação local onde 60% da área do telhado de um prédio, deve ser coberto com azulejos tradicionais.

Todo o jardim do telhado é acessível para os moradores transitarem e admirarem a bela vista das colinas de Nha Trang.
Como uma solução barata as paredes de tijolos pintadas de branco são usadas tanto para o interior quanto para exterior, resultando em um ar rústico no acabamento.

2) Jardim da infância

O jardim da infância para 500 crianças em idade pré-escolar, situado ao lado de uma grande fábrica de calçados, é um protótipo do espaço de educação sustentável em clima tropical. O prédio foi projetado para os filhos dos trabalhadores de uma fábrica.

O conceito de construção da “Farming Kindergarten” tem telhado verde contínuo, fornecendo comida e experiência agrícola para as crianças vietnamitas, bem como um parque infantil ao ar livre.

3) Universidade verde no Vietnã

O edifício da administração da universidade tem fachada verde, e trabalha com ventilação natural cruzada, devido as suas aberturas. As árvores são colocadas estrategicamente para diminuir o excesso de vento.

4) Residencia S House – habitação de interesse social

O objetivo do projeto foi fornecer casas resistentes e acessíveis para moradores de baixa renda, na região de Delta Mekong.

Foi utilizado material pré-fabricado. A estrutura leve permite menor base e fácil transporte, uma vez que as vias navegáveis ​​até Delta do Mekong, ainda são o transporte dominante daquela região.

Materiais de acabamento como folhas de palmeiras, são fornecidas do local e reunidas por moradores e trabalhadores locais.

5) Restaurante Son La Complex

Localizado no norte do Vietnã, na província de Son La, os arquitetos aplicaram uma proposta econômica a pedido de seus investidores, e utilizaram materiais que diminuem o custo da construção e manutenção.

O restaurante foi projetado com materiais locais naturais como a pedra e o bambu, e telhado de palha. Com oito blocos separados com alturas diferentes e com vista para um jardim natural, onde atende à demanda fresca no verão, e quente no inverno.

6) House for Trees: Uma casa para árvores

O objetivo do projeto foi retornar os espaços verdes para a cidade, acomodando habitação de alta densidade com grandes árvores tropicais.

Cinco caixas de concreto, foram projetadas como caixas para plantar árvores em seus topos. Com a camada grossa de terra, essas caixas também funcionam como bacias de águas pluviais. Desta maneira retém a água da chuva e reduz o risco de inundações na cidade. A ideia, é para ser multiplicada por um grande número de casas no futuro.

7) Diamond Hall Community – Cúpulas de bambu

O projeto está localizado na Diamond Island, uma ilha artificial no Distrito 2, Cidade de Ho Chi Minh.

Oito cúpulas de bambu estão espalhadas na Diamond Island, e oferecem locais para serem usados por, desde agricultores para abrigar aves, até para promover conferências, reuniões, atividades infantis, banquetes e festas, além de uma parte do complexo funcionar como restaurante.

8) Dong Anh House – casa de terra em Hanoi

Os arquitetos construíram uma bela casa de terra em Hanoi, no Vietnã, em que árvores na verdade foram plantadas no telhado da construção.

As paredes são todas construídas de taipa de pilão, terra compactada devidamente moída e misturada com cimento e outros componentes, chegando a espessuras de 36 cm.

Um detalhe importante: o solo foi coletado bem próximo ao local da construção, num raio de até 32 quilômetros, uma iniciativa que barateia e deixa a casa mais sustentável, uma vez que foi diminuída a necessidade de transporte para conseguir o material, reduzindo as emissões poluentes relacionados ao mesmo.

9) Restaurant Roc Von

Restaurante em bambu

O restaurante Roc Von, não poderia falta entre as 10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia. Vencedor do Prêmio com classificação Ouro e Menção Honrosa no ARCASIA Awards 2017. O prêmio foi realizado pelo Congresso de Arquitetos da Ásia em Jaipur, na Índia.

Boa parte do restaurante em bambu fica ao ar livre, onde os clientes se deparam com o lago natural do terreno. A planta curva com um palco no centro está preparada para o uso de eventos ao mesmo tempo que abraça o ambiente.

As doze colunas de bambu com forma crescentes, estão apoiadas na cobertura e nelas foram utilizadas duas espécies diferentes de bambu – Tam Vong e Luong.

10) Atlas Hotel – Hoi An

Atlas Hotel Vo Trong Nghia Architects

Localizado na Cidade Velha de Hoi An, o hotel oferece 48 quartos, incluindo todos os tipos de serviços de resort, como restaurante e café, centro de saúde com spa, ginásio e piscina.

A vegetação aparece em todas as varandas da fachada, ao longo dos corredores estreitos e na cobertura. O material principal para a fachada é o arenito local.

Fonte e imagens: Vo Trong Nghia 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *