10 Hortas urbanas que fazem parte da cidade de São Paulo

25/01/2017 por Cristiane Nunes

Em comemoração aos 463 anos da cidade de São Paulo, destacamos o esforço da população que tenta alinhar alternativas para uma vida mais saudável, e separamos as principais hortas urbanas do município.

Em sua maioria, as hortas urbanas são mantidas por voluntários, que doam seu tempo para ter o prazer de um espaço verde, onde se possa cultivar algo saudável, mesmo estando localizada em um centro urbano.

A repórter Claudia Visoni, é pioneira e ativista em agricultura urbana em São Paulo, e umas das fundadoras do Hortelões Urbanos; ela se refere as hortas urbanas, como um espaço voltado muito mais para a educação nutricional, ambiental e vivência comunitária.

O administrador e técnico em agropecuária e políticas ambientais Hans Dieter Temp, fundador da Ong Cidades sem Fome Hortas Comunitárias, viu nas hortas urbanas, a oportunidade das pessoas trabalharem, consumirem os alimentos, e ainda lucrarem com a venda dos produtos.

Veja a matéria completa sobre a ONG: Hortas Comunitárias são criadas por Ong em São Paulo  

Separamos algumas hortas urbanas que fazem parte da cidade de São Paulo, para inspirar as pessoas a ocuparem espaços vazios, e pensar em uma maneira mais sustentável de viver a cidade 😉

1.       Horta do Ciclista (Avenida Paulista, 2444 – Bela Vista)

Hortas Urbanas
Imagem: Popó Lopes, via Facebook

Localizada na Praça do Ciclista, a horta teve início em outubro de 2012, com a finalidade de cultivar alimentos, e unir aos ciclistas na questão da não poluição do ar.

Quem quiser colaborar para cuidar da horta, que faz parte do grupo “Hortelões Urbanos”, é realizado um mutirão a partir das 12h, todo primeiro domingo do mês, ou também, pode assumir um dia fixo na escala, para a rega.

Veja mais informações na página do Facebook.

2.       Horta das Corujas (Avenida das Corujas – Vila Beatriz)

Hortas Urbanas
Imagem: Rosangela Zanchetta, via Facebook

Localizada na Praça das Corujas, a horta também pertence ao grupo “Hortelões Urbanos”. A proposta foi criar um espaço de convívio social e de educação ambiental. Nela os voluntários aprendem e ensinam a cultivar. Também aprendem a usar o espaço público, respeitando as regras locais e os outros usuários.

Nesta época de chuva, os canteiros são limpos com mais frequência. Fique por dentro da página indicada abaixo, pois esse fim de semana terá mutirão.

Veja mais informações na página do Facebook.

3.       Horta do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)

Hortas Urbanas
Imagem: Horta CCSP, via Facebook

No início, em 2011, a horta era mantida pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Hoje em dia, mutirões organizados em parceria com o grupo “Hortelões Urbanos“, se unem no último domingo do mês.

A pequena produção, é destinada aos voluntários que se revezam para cuidar da horta e para visitantes que queiram beliscar algo.

Veja mais informações na página do Facebook.

4.        Horta da FMUSP (Avenida Dr. Arnaldo, 455 – Pinheiros)

Imagem: Horta da FMUSP, via facebook

A horta da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) teve início em junho de 2013, em comemoração à semana do meio ambiente. Com ajuda da comunidade e de alunos, a horta ocupa mais de 500 metros quadrados. O espaço desta horta urbana é dividido em plantas medicinais, frutas, verduras e flores comestíveis.

Mutirões acontecem às quintas após as 17h e as sextas a partir das 12h.

Veja mais informações na página do Facebook

5.       Horta e Viveiro Zilda Arns (Rua Antônio Pereira Pegas, 251 – Jardim Grimaldi)

Hortas Urbanas
Imagem: Dente de Leão: Comunidade de Suporte à Agricultura Urbana, via Facebook

Em 2013 o Viveiro e Horta do Parque Linear da Integração Zilda Arns distribuiu cerca de três mil mudas de plantas herbáceas e arbustivas, uma ação promovida pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente nos parques municipais.

Hoje como outras hortas urbanas, é mantida por voluntários, e o último evento realizado no local (14 de janeiro 2017) foi uma oficina ambiental, onde contaram com a presença do Coletivo Dente de Leão.

Veja mais informações na página do Facebook

6.       Horta da Saúde (Rua Paracatu, 66 – Saúde)

Imagem: Sergio Shigeeda‎Horta Comunitária da Saúde, via Facebook

Além de organizar mutirões para a manutenção da horta, o grupo na rede social, tem como objetivo, compartilhar, registrar e documentar todo e qualquer aprendizado, ensinamento e realização dos participantes relativos à Horta da Saúde. Também possui muitos temas ligados ao meio ambiente, permacultura, agricultura orgânica e sustentável.

O mutirão acontece todo segundo domingo do mês, das 9h às 13h.

Veja mais informações na página do Facebook

7.       Horta e Compostagem Shopping Eldorado (Avenida Rebouças, 3970 – Pinheiros)

Imagem: Stéphanie Durante

Em 2012 o Shopping Eldorado, decidiu implementar a compostagem em sua cobertura, oferecendo um destino adequado aos resíduos orgânicos gerados em sua praça de alimentação.

Devido à grande produção do composto, deram início a uma horta na cobertura, onde é plantado alface, berinjela, cebolinha, entre outras verduras e legumes. A produção é distribuída entre os funcionários. Além disso a horta também ajuda a diminuir a temperatura interna do shopping, reduzindo o consumo de energia com ar-condicionado.

8.       Horta do Beco Cambuci (Rua Antônio Tavares, altura do 474 – Cambuci)

Imagem: F Fernando Barbosa B, via Facebook

A Horta do Beco é um espaço de passagem, onde antigamente era depositado lixo, pelo abandono e descaso do local. Através de mutirões o espaço se tornou um lugar de permanência e convivência, praticando ações coletivas dos morados e interagindo com a agricultura urbana.

Veja mais informações na página do Facebook

9.       Horta Orgânica da Tia Bela (Jardim Imperador)

Imagem: Marlene Bergamo, via Folhapress

Depois de sentirem o desgate trabalhando com o comércio José Aparecido Candido Vieira e Florisbela Azevedo Silva, resolveram iniciar uma horta debaixo de um linhão, no Jardim Imperador, na zono leste da cidade.

O terreno é uma concessão da AES Eletropaulo, e desde 2013, os aposentados geram a propria renda no ramo de agricultura urbana. A horta da tia Bela, faz parte da “ONG Cidades Sem Fome“.

10.   Hortão da Casa Verde (Rua Caetano Desco, 123 – Casa Verde)

Imagem: Daniel Boa Nova, via Hypeness

Os paisagistas André Carretta e Carmen Sampaio, avistaram um local vítima de especulação imobiliária, que poderia ser um espaço assim como outro qualquer, onde pessoas sem consciência, poderiam despejar lixos e entulhos. Com a ajuda de voluntários, o casal mantém o Hortão da Casa Verde, um local muito mais do que a plantação, é um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos.

O importante é que iniciativas como estas, aconteçam para que a população se interesse por hortas urbanas, e que a alimentação orgânica cresça na vida das pessoas, principalmente das crianças, e aprendam que os produtos não nascem nas prateleiras.



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *