EDGE: Software gratuito auxilia na certificação sustentável

11/10/2016 por Redação SustentArqui

Com a utilização do software EDGE, o projeto pode economizar na construção até 20% de energia e água. Além de auxiliar na certificação, ele mostra aos investidores o aumento para comercialização e o retorno do investimento no edifício sustentável.

Segundo dados do Banco Mundial, o setor da construção civil representa 18% do total das emissões no mundo, além de ser responsável por 60% do uso de energia, 25% do uso total de água e 40% do uso de materiais. No esforço global para minimizar os efeitos das mudanças climáticas, a indústria da construção passa a ter um papel de destaque na redução das emissões de gases de efeito estufa.

A certificação de construção sustentável EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) da IFC (International Finance Corporation), fornece soluções técnicas aos clientes para o uso de práticas sustentáveis e mostra os custos de capital e as economias operacionais projetadas, a fim de demonstrar o business case da construção sustentável.

EDGE
Imagem: Divulgação EDGE

Para ser elegível ao certificado EDGE, as empresas precisam utilizar o software EDGE, que é grátis, para provar que seu projeto reduzirá o consumo de energia, água e a energia incorporada nos materiais de construção em pelo menos 20% em comparação a um edifício convencional.

O ideal é inserir o máximo de informações sobre o edifício, escolher sistemas e soluções para acompanhar as economias operacionais da edificação.

EDGE no Brasil

O software chega ao país para facilitar às pequenas e médias empresas do setor na adaptação das certificações já utilizadas atualmente, como: LEED, AQUA, BREEAM, DGNB, Procel Edifica, Casa Azul e Qualiverde.

edge-software-gratuito-1
Complexo Constelação – Imagem: Divulgação Canopus

A primeira certificação a ser aplicada no Brasil, esta para um complexo de apartamentos localizado próximo a Belo Horizonte, Minas Gerais. Projeto desenvolvido em 2014 pela incorporadora Canopus. O empreendimento projetado para reduzir o consumo de até 22% de energia, 21% de água e 54% de materiais na construção, que hoje esta com 62% da obra concluída.

Veja a Demo do Software EDGE (em inglês):

https://youtu.be/dTrR36CLoYo

 

Fonte: CBIC e EDGE

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *