Rambla de Sants: Jardim suspenso em Barcelona

Rio de Janeiro 07/03/2017 | 11:53 - Por: Cristiane Nunes

Rambla de Sants: Jardim suspenso em Barcelona

Rambla de Sants

A Rambla de Sants é um jardim suspenso que abriga seis linhas de trem e duas de metrô; com a revitalização urbana criou espaços verdes para catalães e turistas.

No século passado, várias indústrias foram atraídas para o bairro de Sants em Barcelona. Desde a construção das linhas férreas o local sofria por ser dividido em duas partes, separadas por uma largura de 30 metros, ao longo de uma extensão de quase um quilômetro.

Rambla de Sants

Nos anos 80, a prefeitura começou a derrubar extintos edifícios industriais no bairro para criar parques públicos no entrono. Um bom exemplo é o Parc de Joan Miró (Parc de I’Excorxador). O local onde era um antigo matadouro, foi inaugurado em 1983, com uma escultura em destaque do artista catalão Miró.

Em 2002, o governo decidiu lançar um projeto de renovação urbana para o sistema ferroviário de Sants. Com isso marcou o início de um processo complexo, acompanhado de três administrações públicas e associação dos vizinhos do bairro.

Rambla de Sants

Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Sergi Godia e Ana Molino. Godia com uma vasta experiência em espaços públicos, se preocupou em criar uma estrutura de grande dimensão, leve, transparente e compatível com o entorno. A cobertura seria transformada em um caminho verde que se estenderia para os municípios vizinhos de Hospitalet, Esplugues e Cornellà, criando um grande “cinturão verde” de 5 km.

Rambla de Sants

Descartada a possibilidade de mover as linhas para o subsolo, devido a condições técnicas e econômicas, a Rambla de Sants toma forma com caixas de concreto pré-fabricadas, em uma estrutura de treliça, lembrando antigas pontes de trem.  Os triângulos das caixas são preenchidos com vegetação e com vidro, que reduz o ruído, aos imóveis mais próximos.

Diferente dos parques que revitalizaram antigas linhas férreas em desuso, como o High Line em Nova Iorque e Promenade Plantée em Paris, a Rambla de Sants inclui um corredor de oito linhas férreas em uso, coberta com um jardim suspenso.

Rambla de Sants

Rambla de Sants

As coberturas em comparação ao nível das ruas circundantes, variam com altura entre 4 a 12 metros, criando três inclinações verdes, que servem de junção no sistema de acesso, com 2 rampas com acessibilidade natural aos pedestres. Incorporam também para o acesso 5 elevadores, 3 escadas e 4 escadas rolantes. Nas grandes pérgolas foram instalados painéis fotovoltaicos para atender o consumo de energia com iluminação LED, além de gerar sombra.

Rambla de SantsRambla de Sants

Em 2012 foi entregue a primeira parte com as estruturas pré-fabricadas. No segundo semestre do ano passado, foi concluído toda a parte de jardim suspenso. A terceira parte é a mais complicada, pois envolve desapropriação de imóveis comerciais e residenciais. Quando concluída totalizará uma área de jardim suspenso com 31.300 metros quadrados.

Rambla de Sants

A Rambla de Sants possui mais de 160 árvores e 85.000 plantas e arbustos. O complexo fornece um espaço urbano de 20.000 metros quadrados de jardim suspenso, em uma área de 48.400 metros quadrados. O cenário de hoje é muito diferente de antes, onde o local era uma área muito congestionada, com caos urbano em termos de poluição acústica.

Fotos: Adrià Goula Sardà

, , ,

Comments

edifícios sustentáveis são preferência

Edifícios sustentáveis já são a preferência em vendas e locações

Edifícios sustentáveis já são a preferência das empresas que compram e alugam lajes em edifícios corporativos. As ...
tse usina solar

TSE tem usina solar fotovoltaica na sua cobertura

Foi inaugurada recentemente uma usina solar fotovoltaica na cobertura do edifício do Tribunal Superior Eleitoral ...
uso do amianto está proibido

Uso do amianto está proibido em todo Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem, dia 29/11/2017, proibir definitivamente o uso do amianto do tipo ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...