Projeto Legado ganha LEED Ouro por design circular e sustentável

23/08/2021 por Redação SustentArqui

Projeto Legado é um edifício inovador Cradle to Cradle projetado por William McDonough + Partners para a EAN University (UEAN) em Bogotá, Colômbia.

O novo centro de tecnologia e empreendedorismo da universidade foi projetado e construído com a economia circular em mente – minimizando o desperdício, com seleções de materiais sustentáveis ​​e capitalizando sistemas de eficiência energética.

 

Tanto a escola quanto o projeto arquitetônico se concentraram nos princípios da economia circular.

“Os elementos de design que compõem o edifício refletem as ambições dos pequenos e médios empresários que aprendem a desenhar e executar planos de negócios orientados pelo Cradle to Cradle e pela Economia Circular. Que privilégio surpreendente ter um edifício que incorpora os princípios da pedagogia real que é ensinado no currículo da universidade ”, disse o arquiteto William McDonough.

A característica mais proeminente é marcante e funcional. É chamada de estrutura de sombra WonderFrame ™ e cobre o edifício com painéis multicoloridos e multifuncionais, evocando metaforicamente as folhas das árvores.

Projetado por McDonough e construído em uma fábrica local da Hunter Douglas, o WonderFrame ™ foi construído para uma montagem rápida e pouco desperdício.

Os painéis fornecem sombra e, ao mesmo tempo, permitem a entrada de luz natural no espaço. O sistema também fornece ventilação e as janelas envidraçadas oferecem eficiência energética e são insonorizadas. O excesso de calor é liberado pela exaustão da chaminé.

Esses sistemas combinados renderam ao edifício o rótulo de primeiro edifício do mundo a se qualificar para um novo LEED Alternative Compliance Path (ACP) para projetos com ventilação natural.

O Projeto Legado obteve a certificação LEED Gold e está entre os primeiros edifícios acadêmicos na Colômbia a ser certificado pelo LEED.

Desde o início, o projeto legado foi pensado para ser um exemplo de design verde e construção sustentável.

O pensamento da economia circular entrou em ação a partir da demolição, onde 99% dos entulhos da construção ganharam vida nova e foram desviados dos aterros. Isso não é apenas uma vitória para o meio ambiente, mas também para o orçamento.

 

“Em vez de gastar US $ 80.000 em taxas de descarte, recebemos US $ 55.000 pelo nosso resíduo”, disse Miguel Orejuela Duarte, líder do projeto da Universidade EAN.

O projeto UEAN exigia que os fornecedores atendessem a certos padrões de sustentabilidade. A política se chama RISE EAN, ou “Rota da Inovação e Empreendedorismo Sustentável”, que identificou 28 empresas que se encaixam em seus critérios e ajudou a melhorar as práticas de 14 fabricantes.

Um exemplo de empresa abrangida pelo programa é a Acemar, que forneceu painéis folheados de madeira com certificação FSC para o edifício.

Crescendo para atender aos padrões estabelecidos pela RISE EAN, a Acemar finalmente obteve a certificação Cradle to Cradle nível Bronze para seu produto, sendo o primeiro na América Latina.


Além do design inovador, o espaço oferece espaço funcional para salas de aula, escritórios administrativos, salas de seminários, refeitório, quadra de basquete coberta, academia de ginástica e auditório para 500 lugares. Além disso há também um enorme espaço ao ar livre para se reunir, relaxar ou estudar.

projeto legado exterior

 

Fonte: Inhabitat e William McDonough + Partners

Fotografias de Jairo Llano

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *