Telhados verdes podem ser aliados na preservação das abelhas

20/05/2019 por Redação SustentArqui

Já contamos aqui diversas vezes as vantagens dos telhados verdes, mas talvez nunca frisamos como eles podem ser grandes aliados na preservação das abelhas nas cidades. Além de aumentar a biodiversidade do local, os telhados verdes podem ser abrigos para colmeias urbanas.



A importância das abelhas é incontestável: 73% de todas as espécies vegetais do planeta dependem da polinização feita por elas. No Brasil, habitat de cerca de 1.600 tipos de abelhas, mais da metade das 141 espécies de plantas cultivadas depende da polinização que é feita, principalmente, por esse grupo de insetos.

Esses insetos fundamentais para o meio ambiente estão sendo exterminados em uma velocidade assustadora, e um dos maiores vilões dessa tragédia são os agrotóxicos.

Mas o que podemos fazer para ajudar na preservação das abelhas?

Como cidadãos podemos entrar na luta da preservação das abelhas consumindo, sempre que possível, mais produtos orgânicos e defendendo as ações para a diminuição de uso de agrotóxicos.

Também é possível ter a sua própria criação de abelhas! Para que já pensou no medo das picadas, calma, são abelhas sem ferrão. Segundo especialistas, as abelhas são dóceis e de fácil manejo. Para saber mais como fazer a sua própria colmeia, consulte o Manual Tecnológico de Abelhas Sem Ferrão, de Jerônimo Villas-Bôas.

Em algumas cidades do mundo a apicultura urbana já está se espelhando. Em Paris os telhados de alguns edifícios históricos abrigam diversas colmeias que ajudam na preservação das especies e também dão lucro com a produção de mel.

Audric de Campeau e sua filha com uma colmeia acima da Place de la Concorde

Em Nova Iorque telhados verdes também estão dando espaço a criação de abelhas. Um belo exemplo é o edifício Bryant Park, que recebeu a certificação LEED Platium.

Além das colmeias urbanas em seu telhado verde, o edifício possui diversas características sustentáveis, como um sistema especial de filtragem de ar que filtra 95% das partículas, uma sala de jardim urbana no lobby e a compostagem dos resíduos orgânicos da cafeteria do prédio, que produz adubo para todo o paisagismo do prédio.

Telhado verde no Edifício Bryant Park . Foto: Demetrius Freeman/The New York Times

Como arquitetos podemos auxiliar na preservação das abelhas projetando cada vez mais edificações sustentáveis, e que incluam vegetação na sua proposta, como telhados verdes, jardins verticais e varandas ajardinadas, sempre acrescentado espécies nativas com flores diversas no paisagismo.

 

 

Fontes: Greenpeace Brasil , The New York Times

Foto da capa: Demetrius Freeman/The New York Times



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *