Sistema promissor de fazendas urbanas: Impact Farm
No intuito de melhorar o aproveitamento do espaço urbano, transformando-o em áreas produtivas e garantindo a segurança alimentar, os dinamarqueses Mikkel Kjaer e Ronnie Markussen fundaram um sistema que cria fazendas urbanas em áreas inutilizadas – como estacionamentos ou vãos de prédios – denominado Impact Farm.
Além de melhorar a segurança alimentar na cidade, o projeto tem a intenção de diminuir a pegada ecológica da produção de alimentos e gerar empregabilidade.
A estrutura, que foi projetada para se adaptar às mudanças de terreno, é autossuficiente em água, eletricidade e calor.
O espaço necessário para a instalação da fazenda urbana é de 163 metros quadrados e nela é possível produzir diversos tipos de plantas frutíferas, ervas, verduras e legumes.
Estima-se que a área é suficiente para colher de três a seis toneladas por ano, a depender do modo de produção escolhido.
Restaurantes e pequenos comerciantes, por exemplo, escolhem um modelo de menor capacidade, a fim de colherem o suficiente para abastecer o seu negócio. Modelos maiores podem servir para abastecer escolas, creches e afins.
Mikkel e Ronnie, antes de criarem o projeto, tinham o objetivo comum de ligar as pessoas à produção de alimentos, dar às cidades um espaço verde que trouxesse de volta a natureza para os centros urbanos.
A dupla passou dois anos explorando modelos de fazendas urbanas, e chegaram à conclusão de que os Estados Unidos é o país alvo para o Impact Farm, já que muitas cidades norte-americanas, sobretudo do interior, são constituídas por espaços vazios não utilizados, desertos alimentares e pessoas ocupando subempregos ou desempregadas.
Para eles, o sistema de fazendas urbanas é uma solução para todos esses problemas.
Além da funcionalidade das fazendas urbanas, o projeto tem toda a preocupação com a estética.
A proposta central consiste em uma fazenda urbana bonita, chamativa, revitalizante e que faça uma agricultura urbana mais inteligente.
O Impact Farm é fácil de ser montado e transportado, e todo o seu sistema é constituído de materiais reaproveitados.
O que se espera do projeto é que ele seja uma solução eficaz na produção de alimentos em locais com terrenos ruins e espaços abandonados, mostrando que o reaproveitamento é a chave do sucesso.
Um outro modelo de fazenda urbana já foi desenvolvido no Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos. Conheça!
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: Vamos parar de colher tempestades e passar a plantar vida? - Jornal Empoderado - A Voz dos Invisíveis %