Hotel verde na África alcança duas certificações LEED Platinum
Um ano depois de receber a certificação LEED Platinum por Nova Construção, o Hotel Verde alcançou o LEED Platinum para Operações e Manutenção.
O edifício está localizado na cidade do Cabo na África do sul, a apenas 400m de distância do aeroporto internacional da cidade.
Aspectos sustentáveis do Hotel Verde:
Design Sustentável
Energia – estabelece a eficiência em termos energéticos nos quartos para cada estação do ano, dependendo da sua localização. Também programa o uso da quantidade de energia ideal.
Águas-cinzas – A água das banheiras e dos chuveiros é canalizada para pontos estratégicos onde são biologicamente filtradas e esterilizadas para que elas possam ser utilizadas novamente em vasos sanitários.
Piscina Natural – Funciona como um eco-sistema vivo, a sua volta as plantas e organismos vivos servem como um filtro, evitando o crescimento de algas.
Elevadores Regenerativos – Esses elevadores são eficientes energeticamente, equipados com drives regenerativos que aproveitam toda energia armazenada e transforma em energia elétrica limpa e renovável, contribuindo para redução de gases de efeito estufa, economizam cerca de 75% de energia.
Painéis fotovoltaicos – Localizados na fachada norte do edifício, sobre o telhado, os painéis estão posicionados para ajudar no sombreamento das janelas, além de aproveitarem o máximo da incidência solar. O inversor mostra na sua matriz quanta energia o hotel recebe e onde a energia gerada está sendo alocada.
Iluminação – Lâmpadas LEDs são usadas em todo o hotel, e uma série de controles ajuda a reduzir a energia que consomem. Todas as áreas públicas têm sensores de movimento.
Operações verdes
Redução de Resíduos – O Hotel Verde se esforça para implementar uma política de “zero resíduos para aterro”. Isso é feito por meio de recipientes para reciclagem no local e separação de resíduos, produção de composto hidropônico de seu próprio lixo orgânico, upcycling e reutilização de produtos sempre que possível.
Fornecimento Responsável – Todos os fornecedores são escolhidos com base na sustentabilidade e localização. Para reduzir o impacto de carbono dos transportes, os fornecedores estão localizados dentro de um máximo de 160 km do hotel. As embalagens são esvaziadas e reutilizadas.
Herb jardim – Sistema aquapônico vertical é usado para otimizar o espaço e maximizar a produção de legumes e ervas. Este é um sistema cíclico que envolve o uso de peixes e plantas. Resíduos de peixes são divididos em nitratos, que se alimentam das plantas. Por sua vez, as plantas limpam a água para o peixe.
Eventos – Toda quarta-feira à noite é realizado a Hora do Planeta, onde todas as luzes desnecessárias são desligadas, e os hospedes desfrutam de música ao vivo e um menu especialmente preparado.
Características de eficiência energética e hídrica do quarto :
O acesso a cada quarto de hóspedes é controlada com um cartão de microchip eletrônico. Todas as luzes e equipamentos elétricos são ativados quando o cartão é inserido e desativados automaticamente na partida.
Os quartos também incluem acessórios de baixo fluxo chuveiro, dual-flush nos vasos sanitários, duas caixas de auto-triagem de resíduos e uma pequena chaleira suficiente apenas para duas xícaras de chá ou café de cada vez.
Academia – Equipamentos de ginástica com geração de energia, os hóspedes alimentam a energia do edifico, quando eles usam as bicicletas.
Este hotel verde é um modelo de negócios que atende critérios de desempenho energético, baixo consumo, além de criar empregos e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
Também oferece um retorno positivo para as pessoas que investem no negócio verde e no planeta. É uma prova de que uma experiência de alojamento de carbono neutro são viáveis.
O hotel oferece aos hóspedes passeios pelo edifício para mostrar as atitudes sustentáveis que possui.
Premiações recebidas pelo Hotel : Verde Hotellier de 2015, o Prêmio Trendsetter Internorga e a mais alta classificação de 6 estrelas do Green Star SA Existing Building Performance, com 82 pontos.
Imagens: Livegreenblog
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários