Ar condicionado sem eletricidade é possível? Veja dois exemplos

14/06/2018 por Redação SustentArqui

A temperatura em algumas regiões do Brasil pode chegar a números altíssimos e a utilização de elementos artificiais de climatização é bastante comum. Mas essa prática acaba aumentando consideravelmente o consumo de energia elétrica consumida, além de pesar no bolso do cliente. Pensando nisso, listamos duas iniciativas estrangeiras que desenvolveram modelos de ar condicionado sem eletricidade fáceis de serem construídos. Confira!

Desenvolvido pelo Ant Studio para a DEKI ELectronics, essa proposta alinha uma solução de baixa tecnologia com um toque artístico para solucionar as altas temperaturas dos verões indianos.

ar condicionado sem eletricidade terra
Foto: © s. anirudh

Seu modelo de funcionamento é baseado no resfriamento através do processo de evaporação (remontando ao período egípcio), utilizando tubos de argila dispostos em formato semelhante a um favo de mel.

Relacionado:Ar condicionado inverter: mais economia e menos danos ao meio ambiente

O processo de resfriamento acontece quando a água escorre pela estrutura (é necessário molhar uma ou duas vezes por dia), sendo absorvida pelas unidades porosas que se infiltra na superfície externa onde será evaporada, transformando-se em ar frio. A água acaba sendo esvaziada em um recipiente e ganha um aspecto de cachoeira.

ar condicionado sem eletricidade
Foto: © s. anirudh

Segundo os seus idealizadores, o protótipo consegue reduzir temperaturas de 6-8 graus em torno da instalação.

Outro exemplo de ar condicionado sem eletricidade é o Eco Cooler, desenvolvido por Ashis Paul para ajudar habitantes de zonas rurais a combaterem o verão em Bangladesh.

ar condicionado natural- Eco-Cooler

O sistema de arrefecimento de ar utiliza materiais descartados, garrafas PET, e contou com a ajuda do Grey Group para a disponibilização de um manual faça você mesmo que já foi instalado em mais de 25.000 casas.

São apenas 4 passos para construir um ar condicionado sem eletricidade – O Eco Cooler:

1. Inicia-se o processo recortando uma prancha no tamanho da janela onde o Eco Cooler será instalado.

2. Recortam-se círculos na medida exata de um gargalo de uma garrafa PET espalhados em toda a prancha de maneira uniforme.

Eco-Cooler


3. Prepare as garrafas PET, cortando a parte inferior das mesmas, que não será utilizada. Apenas a parte de cima, em formato de funil, ficará presa à prancha.

Eco-Cooler

4. Insira os funis na prancha e o seu Eco Cooler está pronto! Basta apenas instalar a prancha na janela deixando a parte cortada das garrafas para fora, para que o ar entre pelo gargalo.

ar condicionado natural- Eco-Cooler

Segundo o Grey Group, o Eco Cooler tem a capacidade de reduzir até 5 graus Celsius a temperatura no interior de uma casa! E aí, topa construir um?

Fotos: Divulgação Ant Studio e Eco Cooller

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *