Capela de garrafas de vidro foi construída por amigas em Chapecó

28/01/2020 por Redação SustentArqui

Duas amigas com a intenção de inovar e ajudar o meio ambiente, construíram uma capela com cinco mil garrafas de vidro.

Myriam Vivian Jung e Rita Sautier, professoras aposentadas, começaram a obra em fevereiro de 2016 e concluíram os trabalhos na metade de 2017.

O projeto era ter um espaço colorido e cheio de espiritualidade.



A capela fica localizada no sítio Passárgada, onde o nome faz alusão a um poema de Manuel Bandeira que fala do mundo imaginário e, ao mesmo tempo, um pedaço do céu.

capela de garrafas de vidro-amigas
Rita e Myriam – Foto: Ezequiel Marsango/NDTV/ND

Com alguns esboços e a vontade de criar, a construção deixou o papel, sem seguir uma referência da arquitetura antiga ou contemporânea.

Relacionado: O Templo das Milhões de Garrafas

“Gosto muito de guardar coisas e estava armazenando garrafas para que um dia tivesse uma ideia diferente. Aí surgiu esta ideia: vamos fazer uma capela com as garrafas que temos, e deu certo”, disse Myriam Vivian Jung, professora aposentada.

capela de garrafas
Foto: NSC TV

Através das sugestões de Mirian e o olhar profissional de Rita, que é professora de artes, que a construção se tornou uma realidade.

“É um processo de muita paciência e de muita dedicação, pois começava às 10h da manhã e terminava 11h da noite, era algo que não conseguia largar. Foi algo que nos segurou mesmo, nos deixou bastante eufórica”, comenta Rita Sautier.

Para a construção da capela, as professoras utilizaram o conceito de reaproveitamento de recursos. Das garrafas armazenadas ao longo do tempo e também recolhidas no comércio, aos objetos que compõe a capela.

“Todos os santos que compõem a capela foram ganhos de amigos e pessoas queridas que nos presentearam”, lembra Rita.

A base da capela partiu de uma rocha que existe na propriedade. Além das quatro mil garrafas colocadas nas paredes, outras mil estão no piso, que depois de quebradas, foram concretadas.

 cinco mil garrafas na construção
Professoras utilizaram mais de cinco mil garrafas (Foto: NSC TV)
Foto: Ezequiel Marsango/NDTV/MD

Não tivemos informações se as amigas contaram com a ajuda de algum profissional de arquitetura para a construção, mas esperamos que sim. 😉

Fonte: ND+ e Oeste Mais

Foto da capa: Ezequiel Marsango/NDTV/ND



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *