Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis do SILABAS

11/09/2018 por Redação SustentArqui

Em sua 1a edição, o Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis do SILABAS teve o objetivo de fomentar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil nas temáticas relacionadas à bioconstrução, arquitetura vernacular e eco soluções.

A premiação foi entregue durante o 3º SILABAS – Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade, onde estudantes de diversas universidades apresentaram os projetos do concurso com a temática de projetos de interesse social utilizando os preceitos da permacultura e arquitetura de baixo impacto ambiental.

Sabe-se construção civil é uma das atividades que mais geram resíduos e degradação e deste fato surge a urgência em promover mudanças que vão desde a pesquisa de materiais e técnicas mais “verdes” até a observância das formas de construir de nossos antepassados e sociedades tradicionais.

Acreditando que estas mudanças podem vir a partir da educação e reeducação daqueles que atuam na construção civil, a comissão organizadora do SILABAS decidiu lançar o Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Tendo em vista que a arquitetura sustentável ainda é bastante elitizada e poucos são os empreendimentos de interesse social que apresentam alguma busca por eficiência energética, este concurso pretende reconhecer e premiar projetos que apresentem boas ideias e soluções sustentáveis para unidades de habitação social.

Critérios como conforto, inovação e viabilidade econômica foram avaliados, sempre sob a ótica da sustentabilidade.

1o Lugar – Alunos da Universidade Estácio de Sá

O primeiro lugar do concurso ficou para os alunos da Universidade Estácio de Sá – Campus Tom Jobim, o trabalho orientado pela Prof. Eliane Silva Barbosa.

O grupo foi composto pelos alunos Ana Luíza de Andrade Brito Sumar, Gabriel Nasra Tunes, Gabrielly Paula da Silva Ribeiro, Isadora Ferraz Faria Canil e Tatiane da Silva Pereira.

Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
O grupo de alunos da Universidade Estácio de Sá ficou com o primeiro lugar e um prêmio em dinheiro

Acesse o trabalho completo do primeiro lugar neste link.

2o Lugar – Alunos da UNICAMP.

O trabalho orientado pela Prof. Vanessa Gomes da Silva e executado pelos alunos Alessandra Silva, Andrey Marcondes, Camila Torato, Bárbara Maia e Hannah Komuro intitulado “Duo Casa” foi também considerado uma excelente solução.

Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
Alunos da UNICAMP ficaram em segundo com o “Duo Casa”

O projeto completo pode ser acessado aqui

3o Lugar – Alunos da UNOPAR – Campus Nova Friburgo – RJ.

O trabalho orientado pelo Arquiteto Túlio Eduardo de Souza Rezende e executado pelos alunos Felipe Feitosa Lorenção, Sulane de Castro Oliveira e Thamara Nogueira de Lima Ribeiro. O projeto de uso misto, residencial/comercial coloca as moradias sociais na área central da cidade.

Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
Vencedores do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis
Alunos da UNOPAR – Campus Nova Friburgo em terceiro lugar no concurso SILABAS 2018

Os alunos receberam um prêmio em dinheiro além de certificado de Menção Honrosa assinado pelo Arquiteto Descalço, o holandês Johan Van Lengen fundador do TIBÁ, Nilson Dias, gerente de projetos do Instituto Pindorama e pela Arquiteta Myrtes Marcelle do SEBRAE-RJ. Na solenidade o Arquiteto Tomaz Lotufo da Des_Escola de Arquitetura entregou os certificados junto com Aline Barreto do SEBRAE-RJ.

O trabalho completo pode ser acessado neste link.

A próxima edição do Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis será em Setembro de 2019 durante o 4º Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade.

Mais informações serão divulgadas em momento oportuno para os estudantes que se cadastrarem neste link: https://conteudo.pindorama.org.br/pre-inscricao-silabas

Fonte: Festival da Sustentabilidade

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *