Escritório sustentável cheio de verde e artesanato
A Etsy vislumbrou em sua nova matriz uma oportunidade para instigar mudanças, estabelecer um novo padrão de escritório sustentável. Um projeto de renovação e criação de um espaço que reflete os valores da empresa, especialmente aqueles relacionados à comunidade, artesanato e sustentabilidade.
Eles abordaram cada decisão com uma consideração cuidadosa da saúde a longo prazo do ecossistema do projeto e da comunidade envolvente.
O projeto do escritório sustentável seguiu os mais altos padrões de sustentabilidade alinhados com os objetivos do Living Building Challenge, particularmente os da Pétala de Materiais.
O sistema LBC é dividido em 7 áreas temáticas, designadas de pétalas (Petals): Lugar, Água, Energia, Saúde e Bem-estar, Materiais, Equidade e Beleza / inspiração.
Princípios que guiaram o projeto do escritório sustentável:
Pétala Materiais
A escolha de materiais recebeu especial atenção nesse projeto. Foi exigido grande transparência dos componentes, exigências para materiais não tóxicos mais ecológicos e comprados localmente, sempre que possível.
No final, obtiveram mais de 60% dos materiais dentro do raio de 500 quilômetros do local, representando mais de 400 produtos. Nenhum dos 1.500 materiais utilizados continha produtos químicos nocivos ou tóxicos, comumente usados em prédios de escritórios comerciais.
Toda a madeira do projeto foi certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) ou recuperada e reutilizada.
Foram considerado cuidadosamente os efeitos de longo e curto prazo do design e da seleção de materiais. Aplicando materiais e sistemas resilientes e eficientes. E apoiando empresas e artistas locais, além do uso responsável dos recursos naturais locais.
Pétala Energia
Grande parte da iluminações do escritório é natural, a maioria dos espaços de trabalho foram posicionados próximos as janelas, aproveitando a luz do dia e reduzindo o uso de energia. Essa ação resulta em uma economia anual de cerca de 80,000 kWh de energia.
Um sistema de energia solar de 12 kW no telhado está ajuda a alimentar uma parte do escritório sustentável, e o restante são fornecidos por fornecedores de energia renovável.
Toda a iluminação artificial no edifício provém de LEDs. Além de sensores de presença, após as 20h, a maioria das luzes são desligadas automaticamente.
Pétala Equidade
A empresa promove um senso de comunidade, inclusiva, justa e equitativa. Sem distinção de idade, classe, raça, gênero ou orientação sexual de um indivíduo.
E para as os funcionários da empresa, há uma política de licença parental que não faz distinção entre cuidadores primários e secundários, e quando eles retornam ao trabalho tem um lugar aconchegante para fazer todos os coisas que os novos pais precisam fazer.
Pétala Lugar
Foi escolhido reformar um edifício existente em vez de fazer uma nova construção. O local é bem comunicado com transportes públicos e ciclovias. Também está perto de espaços para caminhadas e parques que convidam os funcionários a terem reuniões ao ar livre.
Os telhados e terraços possuem 60 espécies de plantas nativas, bem adaptadas ao ambiente local, criando um habitat saudável para insetos, aves, musgo e samambaias.
No interior, existem várias áreas de bem-estar para funcionários. Uma biblioteca tranquila e verde, uma sala para meditação e Yoga. E um espaço para guardar bicicletas, com vestiários, que ajuda a incentivar o transporte de carbono neutro e mais saudável.
Para minimizar o impacto do projeto, a empresa comprou um espaço de conservação equivalente ao tamanho do escritório.
Pétala Água
Todos os banheiros e cozinhas são equipados com acessórios de baixo fluxo de água e há sinalizações para reduzir o uso de água em torno do espaço.
No telhado tem um sistema de coleta de água da chuva com uma grande cisterna, ajudando a reduzir o escoamento e as inundações no bairro.
Também foram escolhidas plantas que ajudam a armazenar águas pluviais antes de atingir o sistema de águas pluviais da cidade.
Um sistema de irrigação inovador conecta a cisterna da água da chuva com os jardins verticais, criando um mini-ecossistemas auto-sustentáveis que reduz o desperdício de água.
Relacionado: Veja 10 incríveis jardins verticais em escritórios.
Pétala Saúde e Bem-estar
O projeto promoveu acesso à luz solar e ao ar fresco, bem como elementos de design que nutrem a conexão humana / natureza, também conhecido como design biofílico.
A planta aberta com janelas abundantes fornece muita luz natural e excelentes vistas da paisagem circundante, além da icônica Ponte do Brooklyn.
Os funcionários também têm acesso ao telhado verde e a dois terraços exteriores.
Com sensores avançados, excelente ventilação e, usando apenas produtos mais saudáveis dentro do espaço, a qualidade do ar interior é excelente.
São utilizados produtos de limpeza ecológicos certificados pelo programa Safer Choice , que ajudam a manter o ar interior livre de produtos químicos e outras impurezas.
Além disso, um programa de alimentos, Eatsy, serve a comunidade da empresa com refeições enraizadas na economia alimentar local que são saudáveis e sustentáveis.
Os produtos são fornecidos por fazendeiros, vendedores e chefs próximos, para ajudar a crescer pequenas empresas e apoiar a economia local.
Pétala Beleza e Inspiração
A beleza e a inspiração nunca foram deixadas de lado em todos os aspectos no projeto do escritório sustentável.
O espaço é amplamente mobiliado com móveis feitos à mão e micro-fabricados por artistas locais e fornecedores da Etsy. Juntos, eles fizeram centenas de coisas bonitas e inspiradoras, que ao mesmo tempo atendem aos altos padrões de sustentabilidade do Living Building Challenge.
A vegetação abundante em todo o escritório, faz a conexão com a beleza do mundo natural.
Este esforço coletivo resultou em um escritório sustentável que reflete os valores da empresa e sua missão. O produto final é uma personificação da comunidade, artesanato e sustentabilidade.
Fontes e imagens: International Living Future Institute e Etsy
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: Biomimética: 3 modos de levar designs da natureza à arquitetura sustentável