Como ter um quarto mais sustentável e saudável

18/09/2017 por Juliana Rangel

O dormitório é provavelmente o ambiente que passamos mais horas na nossa casa. É onde devemos renovar as nossas energias, através de boas horas de sono, por isso devemos buscar soluções para ter um quarto mais sustentável e saudável.

Veja algumas dicas de como ter um quarto mais sustentável:

1- Abra a janela pelas manhãs

quarto mais sustentável
Foto: glasseyes view – CC BY-SA 2.0

Essa é uma boa dica para ter um quarto mais saudável, principalmente porque não vivemos em um país frio e podemos nos dar o luxo, quase sempre, de abrir as janelas quase todos os dias. Aproveite a iluminação e a ventilação natural para renovar o ar e deixar a luz do sol purificar o ambiente, e ainda economizar no uso de iluminação artificial durante o dia.

2 – Qualidade do ar interior

quarto mais sustentável ar interior
.

Abrir a janela é uma boa opção para renovar o ar, mas vários outros fatores podem afetar a qualidade do ar interno. Desde o excesso de umidade, fumo, material de limpeza, a poluição que chega através dos sapatos.

Se for reformar, atenção a escolha dos materiais, procure produtos livres de formaldeídos e utilize tintas e vernizes a base de água e com baixa emissão de COV. Ah, não esqueça de limpar os filtros do ar condicionado!

3- Vamos falar de ar condicionado?!

ar condicionado inverter LG
.

Eles são grandes vilões da conta de energia! Mas como na maioria do nosso país, temos altas temperaturas boa parte do ano, o seu uso é necessário. Sendo inevitável, devemos buscar maneiras de minimizar o consumo de energia dos mesmos.

A escolha do aparelho pode ajudar a economizar energia e algumas vezes até a melhorar a qualidade do ar.  A tecnologia inverter é a mais eficiente para modelos splits, utiliza gás e ecológico e alguns modelos possuem filtros que eliminam até 99,9% de vírus e bactérias. 

É importante também escolher modelos adequados com o tamanho do ambiente. Por exemplo, aparelhos de 9.000 btus (Confira aqui ) são ideais para quartos de até 12m2. Verifique qual é a melhor opção para o seu ambiente.

4- Escolha materiais sustentáveis

quarto mais sustentável materiais sustentáveis
Foto: Green Village

Vários itens devem ser observados na hora da compra de um material, desde a sua origem, a preocupação socioambiental do fornecedor, até a embalagem.

5 – Colchão e roupa de cama

quarto mais sustentável algodão orgânico
.

Muitos tecidos sintéticos possuem componentes químicos tóxicos. Dê preferência a colchões e roupas de cama de tecidos naturais, como o algodão orgânico, que além de ser melhor para sua saúde, a produção é mais sustentável.

6-  Evite aparelhos eletrônicos

quartos mais sustentáveis evite aparelhos eletronicos
.

Para ter um quarto mais sustentável quanto menor o consumo de energia melhor! Mas esse não é o único motivo para evitar aparelhos eletrônicos nesse cômodo. 

Alguns estudos indicam que a luz que os aparelhos emitem pode ser prejudicial para a saúde:  afetar o sono, alterar o metabolismo e até causar depressão.

Quando for inevitável, adquira equipamentos eficientes, procure o selo Procel classe A.

7 – Reutilize!

quarto mais sustentável reutilize
Fotos: Pinterest

Reforme móveis antigos, compre em antiquários e reaproveite objetos que iam para o lixo, para fazer uma mesa de cama ou um abaju, por exemplo. Estão disponíveis na internet diversas opções para transformar objetos em itens para decoração.

Tome cuidado ao reaproveitar palltes e caixas de feira, os mesmos podem estar infestados de brocas e cupins.

8- Acrescente verde!

quarto mais sustentável com plantas vivas
Foto 1: Amber Dubois – Foto 2: Martina Gemmola via Hunting For George

Plantas de interior ajudam a filtrar o ar, têm grande capacidade de absorção de componentes poluentes, trazem bem -estar e podem melhorar o seu sono, até a Nasa já provou tais benefícios!

Existe um mito de que plantas não são adequadas em dormitórios, mas isso depende da espécie. Aloe Vera, lavanda e Espada-de-São-Jorge são algumas das espécies mais indicadas.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *