Revitalização de área eleva praça no Porto
A revitalização da área que envolve o Passeio dos Clérigos e a elevação da praça de Lisboa, no meio da cidade do Porto em Portugal, resgatou uma área em deterioração, e desde de sua inauguração em 2012, segue sendo muito frequentada pelos portuenses.
Os arquitetos portugueses Pedro Balonas e Nuno Menano foram os responsáveis pela revitalização desta área central, e trouxe de volta, uma área verde ao local, com uma praça elevada.
A estrutura do local, possui níveis topográficos com várias inclinações que acompanham o terreno, e amplia um cenário urbano com três camadas. No espaço superior é ocupado pela praça. No nível da rua, a área de lazer com lojas, cafés e restaurantes. No subsolo o espaço é dedicado ao estacionamento subterrâneo.
A cobertura, que também tem acesso pela rua, resgata a antiga ocupação de oliveiras cujo o nome era “Porta do Olival”, uma das portas de entrada na cidade.
O projeto inicial previa uma parte coberta que cortaria a praça, mas com a mudança de uso e ocupação, os arquitetos perceberam que as lojas têm maior preferência por negócios de rua, mais do que por recintos fechados. O espaço atualmente vive lotado e ocupado por turistas e nativos.
A envoltória da área com a praça em formato triangular, é banhada por três ruas de grande movimento, criando uma nova relação com a cidade, e conectando um espaço transversal da Rua das Carmelitas, ao outro lado, da Rua Senhor Filipe Nery, que leva à Torre Clérigos.
A revitalização de uma área nas cidades tem o sentido de valorizar a história da região e reverter seu processo socioeconômico e cultural, recuperando as atrações do local. No Brasil uma área como a Praça Victor Civita, em São Paulo, foi revitalizada, mas com o descaso de administradores municipais, infelizmente acabam sendo deixada de lado.
Em outras partes do mundo, temos outros bons exemplos publicados, como o mais conhecido, o High Line em Nova Iorque, e também em cidades como Barcelona, Seul, e Roterdã.
Imagens: Vitor Tozato
Projetos: Pedro Balonas e Nuno Menano
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários